OS PCNs E A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICASueilton Junior Braz de Lima (graduando Letras/Língua Portuguesa – UERN)Josefa Lidianne de Paiva (graduanda Letras/Língua Portuguesa – UERN)Edmar Peixoto de Lima (professora Letra/Língua Portuguesa – UERN)O ensino da Língua Portuguesa tem sido alvo de discussões por parte de estudiosos e professores, com isso, surgem diversos questionamentos nesse espaço acadêmico em busca de definição do objeto de ensino da língua. É importante ressaltar, que esse artigo se propõe a discutir essa temática, embora não pretenda trazer respostas a essas questões, o que propomos é investigar as concepções de linguagem que embasam as ações pedagógicas. O professor é responsável pelo ensino e pelas condições de aprendizado dos alunos. A língua não está obstruída de contexto social vivido, não dá para separá-la da sua situação de uso comunicativo. Para tanto fez necessário um estudo a luz de Azeredo (2007), Antunes (2003 e 2007), Martelotta (2008), Rojo (2000), Travaglia (2002). As atuais concepções de ensino nos levam a pensar no aluno como sujeito social, que tem seu modo de viver, sua comunidade linguística e suas relações sociais inserida no contexto de ensino. Desse modo, as orientações promove um redimensionando do objeto de ensino da Língua Portuguesa e, consequentemente a postura do professor em sala de aula da educação básica, uma vez que o foco de ensino se dá por meio do texto.PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Língua Portuguesa. Análise Linguistica.