OS PCNS E A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 558 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 2141 "titulo" => "OS PCNS E A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "OS PCNs E A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICASueilton Junior Braz de Lima (graduando Letras/Língua Portuguesa – UERN)Josefa Lidianne de Paiva (graduanda Letras/Língua Portuguesa – UERN)Edmar Peixoto de Lima (professora Letra/Língua Portuguesa – UERN)O ensino da Língua Portuguesa tem sido alvo de discussões por parte de estudiosos e professores, com isso, surgem diversos questionamentos nesse espaço acadêmico em busca de definição do objeto de ensino da língua. É importante ressaltar, que esse artigo se propõe a discutir essa temática, embora não pretenda trazer respostas a essas questões, o que propomos é investigar as concepções de linguagem que embasam as ações pedagógicas. O professor é responsável pelo ensino e pelas condições de aprendizado dos alunos. A língua não está obstruída de contexto social vivido, não dá para separá-la da sua situação de uso comunicativo. Para tanto fez necessário um estudo a luz de Azeredo (2007), Antunes (2003 e 2007), Martelotta (2008), Rojo (2000), Travaglia (2002). As atuais concepções de ensino nos levam a pensar no aluno como sujeito social, que tem seu modo de viver, sua comunidade linguística e suas relações sociais inserida no contexto de ensino. Desse modo, as orientações promove um redimensionando do objeto de ensino da Língua Portuguesa e, consequentemente a postura do professor em sala de aula da educação básica, uma vez que o foco de ensino se dá por meio do texto.PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Língua Portuguesa. Análise Linguistica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "Ensino, Língua portuguesa, Análise linguística" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5d6646aad9bcc0be55b2c82f69750387.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUEILTON JUNIOR BRAZ DE LIMA" "autor_nome_curto" => "SUEILTON BRAZ" "autor_email" => "sueilton-pdf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 558 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 2141 "titulo" => "OS PCNS E A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "OS PCNs E A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICASueilton Junior Braz de Lima (graduando Letras/Língua Portuguesa – UERN)Josefa Lidianne de Paiva (graduanda Letras/Língua Portuguesa – UERN)Edmar Peixoto de Lima (professora Letra/Língua Portuguesa – UERN)O ensino da Língua Portuguesa tem sido alvo de discussões por parte de estudiosos e professores, com isso, surgem diversos questionamentos nesse espaço acadêmico em busca de definição do objeto de ensino da língua. É importante ressaltar, que esse artigo se propõe a discutir essa temática, embora não pretenda trazer respostas a essas questões, o que propomos é investigar as concepções de linguagem que embasam as ações pedagógicas. O professor é responsável pelo ensino e pelas condições de aprendizado dos alunos. A língua não está obstruída de contexto social vivido, não dá para separá-la da sua situação de uso comunicativo. Para tanto fez necessário um estudo a luz de Azeredo (2007), Antunes (2003 e 2007), Martelotta (2008), Rojo (2000), Travaglia (2002). As atuais concepções de ensino nos levam a pensar no aluno como sujeito social, que tem seu modo de viver, sua comunidade linguística e suas relações sociais inserida no contexto de ensino. Desse modo, as orientações promove um redimensionando do objeto de ensino da Língua Portuguesa e, consequentemente a postura do professor em sala de aula da educação básica, uma vez que o foco de ensino se dá por meio do texto.PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Língua Portuguesa. Análise Linguistica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "Ensino, Língua portuguesa, Análise linguística" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5d6646aad9bcc0be55b2c82f69750387.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUEILTON JUNIOR BRAZ DE LIMA" "autor_nome_curto" => "SUEILTON BRAZ" "autor_email" => "sueilton-pdf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }