Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO, TIRINHA Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27654
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 1015
    "titulo" => "TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => """
      TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES\r\n
      \r\n
      Viviane Sulpino da Silva\r\n
      Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB\r\n
      viviane-sulpino@hotmail.com\r\n
      \r\n
      A complexidade do processo de alfabetização motiva-nos a buscar cada vez mais alternativas e estratégias didático metodológicas, que propiciem aos alunos a aquisição  das habilidades de leitura e escrita  para inserção nas práticas letradas. A busca por um gênero textual que desperte e o interesse das crianças de primeiro ano, seja adequado para desenvolver competências e habilidades da lecto escritura, e a organização  didático pedagógica de um plano de ensino com o  gênero tirinha, impulsionou esse estudo. A escolha do gênero tirinha ocorreu por ser um subtipo de HQ, gênero textual popular, onde a associação de texto e imagem, ou seja texto verbal e não verbal  propiciem a aquisição de sentido e despertem de forma lúdica o interesse da criança. Nesse sentido esta atividade de pesquisa objetivou o estudo sobre a relação entre gêneros textuais e ensino; como ocorre essa transposição didática; e a adequação dos gêneros a serem trabalhados, especificamente na turma do primeiro ano/alfabetização. Inicialmente fizemos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos sobre a didatização dos gêneros textuais, aspectos epistemológicos desses gêneros e a especificidade/singularidade da estrutura composicional do gênero tirinha, selecionado para efetivar a ação de intervenção pedagógica, planejada para otimizar o processo de leitura e escrita.   Efetivamos a seguir a pesquisa ação, na turma do primeiro ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, PB.  Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, visando modificar/otimizar, práticas pedagógicas no tocante ao trabalho com o gênero textual,  através da  tríade  ação-reflexão- ação.  A reflexão e atualização sobre as práticas pedagógicas com os gêneros textuais, a regulação a respeito de alguns preceitos básicos ao didatizar textos que circulam socialmente e as possibilidades metodológicas para aquisição de estratégias de leitura e escrita implantadas através da do plano de ensino do  gênero tirinha, foram alguns resultados advindos da realização desta pesquisa. \r\n
      \r\n
      Gêneros textuais, ensino, tirinha.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO, TIRINHA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1015_14032017232931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO"
    "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27654
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 1015
    "titulo" => "TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => """
      TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES\r\n
      \r\n
      Viviane Sulpino da Silva\r\n
      Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB\r\n
      viviane-sulpino@hotmail.com\r\n
      \r\n
      A complexidade do processo de alfabetização motiva-nos a buscar cada vez mais alternativas e estratégias didático metodológicas, que propiciem aos alunos a aquisição  das habilidades de leitura e escrita  para inserção nas práticas letradas. A busca por um gênero textual que desperte e o interesse das crianças de primeiro ano, seja adequado para desenvolver competências e habilidades da lecto escritura, e a organização  didático pedagógica de um plano de ensino com o  gênero tirinha, impulsionou esse estudo. A escolha do gênero tirinha ocorreu por ser um subtipo de HQ, gênero textual popular, onde a associação de texto e imagem, ou seja texto verbal e não verbal  propiciem a aquisição de sentido e despertem de forma lúdica o interesse da criança. Nesse sentido esta atividade de pesquisa objetivou o estudo sobre a relação entre gêneros textuais e ensino; como ocorre essa transposição didática; e a adequação dos gêneros a serem trabalhados, especificamente na turma do primeiro ano/alfabetização. Inicialmente fizemos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos sobre a didatização dos gêneros textuais, aspectos epistemológicos desses gêneros e a especificidade/singularidade da estrutura composicional do gênero tirinha, selecionado para efetivar a ação de intervenção pedagógica, planejada para otimizar o processo de leitura e escrita.   Efetivamos a seguir a pesquisa ação, na turma do primeiro ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, PB.  Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, visando modificar/otimizar, práticas pedagógicas no tocante ao trabalho com o gênero textual,  através da  tríade  ação-reflexão- ação.  A reflexão e atualização sobre as práticas pedagógicas com os gêneros textuais, a regulação a respeito de alguns preceitos básicos ao didatizar textos que circulam socialmente e as possibilidades metodológicas para aquisição de estratégias de leitura e escrita implantadas através da do plano de ensino do  gênero tirinha, foram alguns resultados advindos da realização desta pesquisa. \r\n
      \r\n
      Gêneros textuais, ensino, tirinha.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO, TIRINHA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1015_14032017232931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO"
    "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES Viviane Sulpino da Silva Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB viviane-sulpino@hotmail.com A complexidade do processo de alfabetização motiva-nos a buscar cada vez mais alternativas e estratégias didático metodológicas, que propiciem aos alunos a aquisição das habilidades de leitura e escrita para inserção nas práticas letradas. A busca por um gênero textual que desperte e o interesse das crianças de primeiro ano, seja adequado para desenvolver competências e habilidades da lecto escritura, e a organização didático pedagógica de um plano de ensino com o gênero tirinha, impulsionou esse estudo. A escolha do gênero tirinha ocorreu por ser um subtipo de HQ, gênero textual popular, onde a associação de texto e imagem, ou seja texto verbal e não verbal propiciem a aquisição de sentido e despertem de forma lúdica o interesse da criança. Nesse sentido esta atividade de pesquisa objetivou o estudo sobre a relação entre gêneros textuais e ensino; como ocorre essa transposição didática; e a adequação dos gêneros a serem trabalhados, especificamente na turma do primeiro ano/alfabetização. Inicialmente fizemos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos sobre a didatização dos gêneros textuais, aspectos epistemológicos desses gêneros e a especificidade/singularidade da estrutura composicional do gênero tirinha, selecionado para efetivar a ação de intervenção pedagógica, planejada para otimizar o processo de leitura e escrita. Efetivamos a seguir a pesquisa ação, na turma do primeiro ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, PB. Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, visando modificar/otimizar, práticas pedagógicas no tocante ao trabalho com o gênero textual, através da tríade ação-reflexão- ação. A reflexão e atualização sobre as práticas pedagógicas com os gêneros textuais, a regulação a respeito de alguns preceitos básicos ao didatizar textos que circulam socialmente e as possibilidades metodológicas para aquisição de estratégias de leitura e escrita implantadas através da do plano de ensino do gênero tirinha, foram alguns resultados advindos da realização desta pesquisa. Gêneros textuais, ensino, tirinha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.