TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27654 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 1015 "titulo" => "TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES" "resumo" => """ TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES\r\n \r\n Viviane Sulpino da Silva\r\n Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB\r\n viviane-sulpino@hotmail.com\r\n \r\n A complexidade do processo de alfabetização motiva-nos a buscar cada vez mais alternativas e estratégias didático metodológicas, que propiciem aos alunos a aquisição das habilidades de leitura e escrita para inserção nas práticas letradas. A busca por um gênero textual que desperte e o interesse das crianças de primeiro ano, seja adequado para desenvolver competências e habilidades da lecto escritura, e a organização didático pedagógica de um plano de ensino com o gênero tirinha, impulsionou esse estudo. A escolha do gênero tirinha ocorreu por ser um subtipo de HQ, gênero textual popular, onde a associação de texto e imagem, ou seja texto verbal e não verbal propiciem a aquisição de sentido e despertem de forma lúdica o interesse da criança. Nesse sentido esta atividade de pesquisa objetivou o estudo sobre a relação entre gêneros textuais e ensino; como ocorre essa transposição didática; e a adequação dos gêneros a serem trabalhados, especificamente na turma do primeiro ano/alfabetização. Inicialmente fizemos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos sobre a didatização dos gêneros textuais, aspectos epistemológicos desses gêneros e a especificidade/singularidade da estrutura composicional do gênero tirinha, selecionado para efetivar a ação de intervenção pedagógica, planejada para otimizar o processo de leitura e escrita. Efetivamos a seguir a pesquisa ação, na turma do primeiro ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, PB. Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, visando modificar/otimizar, práticas pedagógicas no tocante ao trabalho com o gênero textual, através da tríade ação-reflexão- ação. A reflexão e atualização sobre as práticas pedagógicas com os gêneros textuais, a regulação a respeito de alguns preceitos básicos ao didatizar textos que circulam socialmente e as possibilidades metodológicas para aquisição de estratégias de leitura e escrita implantadas através da do plano de ensino do gênero tirinha, foram alguns resultados advindos da realização desta pesquisa. \r\n \r\n Gêneros textuais, ensino, tirinha. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO, TIRINHA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1015_14032017232931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO" "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27654 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 1015 "titulo" => "TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES" "resumo" => """ TIRINHA: UM GÊNERO, VÁRIAS POSSIBILIDADES\r\n \r\n Viviane Sulpino da Silva\r\n Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB\r\n viviane-sulpino@hotmail.com\r\n \r\n A complexidade do processo de alfabetização motiva-nos a buscar cada vez mais alternativas e estratégias didático metodológicas, que propiciem aos alunos a aquisição das habilidades de leitura e escrita para inserção nas práticas letradas. A busca por um gênero textual que desperte e o interesse das crianças de primeiro ano, seja adequado para desenvolver competências e habilidades da lecto escritura, e a organização didático pedagógica de um plano de ensino com o gênero tirinha, impulsionou esse estudo. A escolha do gênero tirinha ocorreu por ser um subtipo de HQ, gênero textual popular, onde a associação de texto e imagem, ou seja texto verbal e não verbal propiciem a aquisição de sentido e despertem de forma lúdica o interesse da criança. Nesse sentido esta atividade de pesquisa objetivou o estudo sobre a relação entre gêneros textuais e ensino; como ocorre essa transposição didática; e a adequação dos gêneros a serem trabalhados, especificamente na turma do primeiro ano/alfabetização. Inicialmente fizemos a pesquisa bibliográfica acerca de estudos sobre a didatização dos gêneros textuais, aspectos epistemológicos desses gêneros e a especificidade/singularidade da estrutura composicional do gênero tirinha, selecionado para efetivar a ação de intervenção pedagógica, planejada para otimizar o processo de leitura e escrita. Efetivamos a seguir a pesquisa ação, na turma do primeiro ano do ensino fundamental, no município de Campina Grande, PB. Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, visando modificar/otimizar, práticas pedagógicas no tocante ao trabalho com o gênero textual, através da tríade ação-reflexão- ação. A reflexão e atualização sobre as práticas pedagógicas com os gêneros textuais, a regulação a respeito de alguns preceitos básicos ao didatizar textos que circulam socialmente e as possibilidades metodológicas para aquisição de estratégias de leitura e escrita implantadas através da do plano de ensino do gênero tirinha, foram alguns resultados advindos da realização desta pesquisa. \r\n \r\n Gêneros textuais, ensino, tirinha. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO, TIRINHA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1015_14032017232931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SULPINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SULPINO" "autor_email" => "viviane-sulpino@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }