As tecnologias de informação e comunicação estão presentes na sociedade contemporânea e, por isso, é necessário propor práticas sociais de leitura e escrita que envolvam recursos digitais. Por estarem disponíveis na Internet e serem de fácil acesso, os objetos de aprendizagem (OAs) apresentam potencial significativo para promover a aprendizagem. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os OAs presentes nos repositórios brasileiros de objetos de aprendizagem, com e sem curadoria, para ensino de língua portuguesa, levando em consideração o protocolo de avaliação PASP - protocolo de avaliação de softwares pedagógicos. Buscou-se responder as seguintes questões: quais são os tipos de objetos de aprendizagem mais disponibilizados nos repositórios e; os objetos de aprendizagem apresentam uma avaliação positiva com base no Protocolo de Avaliação de Softwares Pedagógicos (PASP)? Como a multimodalidade é trabalhada nos objetos de aprendizagem? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa utiliza uma análise quantitativa, na medida em que, em primeiro lugar, quantifica os tipos de objetos de aprendizagem presentes nos repositórios, e também qualitativa, com enfoque descritivo, ao realizar uma reflexão para compreensão do fenômeno em estudo. A perspectiva teórica que serve de alicerce para as discussões desta pesquisa parte de autores como Rojo (2012; 2013), Araújo (2013), entre outros. Esses estudos reforçam a importância da perspectiva didático-pedagógica dos multiletramentos digitais no processo de ensino e aprendizagem de língua materna. Os resultados obtidos indicaram que os objetos de aprendizagem em maior quantidade nos seis repositórios observados são do tipo vídeo, do tipo áudio e do tipo jogo. Além disso, a partir do PASP, os objetos analisados possuem diferentes níveis de qualidade técnica, mas com inadequações para atender todas as demandas dos multiletramentos.