Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ERA UMA VEZ UM INSTITUTO FEDERAL DE FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL. QUAL O PAPEL DA LITERATURA NESSA HISTÓRIA?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, LITERATURA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
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      UM INSTITUTO FEDERAL DE FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL NO SERTÃO PERNAMBUCANO...\r\n
      QUAL O PAPEL DA LITERATURA NESSA HISTÓRIA?\r\n
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      Autor (1) Hosana Maria Nogueira Leite; Talita de Souza Massena ; Orientador Maria Rosely Gomes de Brito\r\n
      \r\n
      Resumo: Com a aderência do Instituto ao programa do livro didático a lógica mercadológica impõe padrões que interferem diretamente nas ementas curriculares. Como componente de Língua Portuguesa no Instituto por exemplo, trabalha o texto Literário? Qual lugar ocupa a competência leitora num espaço em que toda formação discente na Educação Profissional e Tecnológica converge para Educação Integrada: Ciência, Cultura, Trabalho e Tecnologia? O Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE oferece os cursos nos dois níveis - Educação Básica (cursos de nível médio integrado, subsequente e proeja) e superior. Os cursos de nível médio integrado têm o currículo composto por disciplinas propedêuticas (línguas, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática, dentre outras) e as disciplinas de formação profissional, com suas particularidades de acordo com os cursos. Quais práticas de leitura e vivências literárias os alunos do Instituto estão vivenciando diante de Currículo tão diferenciado? Há espaço para discussão acerca da materialidade linguística, as capacidades cognitivas de leitura tendo como objeto de estudo o texto literário? O artigo busca entender a dinâmica de um currículo que norteia a Educação Profissional do campus e assim entender consequentemente qual o tratamento dado ao estudo da Literatura nessa Seara. Dessa forma, trazer reflexões das possibilidades do estudo do texto Literário como objeto de aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento da proficiência e das potencialidades de uso do hipertexto, do ciberespaço como lugar de destaque para o conhecimento da Literatura tendo o texto como objeto de estudo e que a partir dessas reflexões resulte em um espaço institucional em que a prática docente aliada à Literatura reconquiste o novo leitor inquieto, navegador das infovias do mundo digital.
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      Autor (1) Hosana Maria Nogueira Leite; Talita de Souza Massena ; Orientador Maria Rosely Gomes de Brito\r\n
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      Resumo: Com a aderência do Instituto ao programa do livro didático a lógica mercadológica impõe padrões que interferem diretamente nas ementas curriculares. Como componente de Língua Portuguesa no Instituto por exemplo, trabalha o texto Literário? Qual lugar ocupa a competência leitora num espaço em que toda formação discente na Educação Profissional e Tecnológica converge para Educação Integrada: Ciência, Cultura, Trabalho e Tecnologia? O Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE oferece os cursos nos dois níveis - Educação Básica (cursos de nível médio integrado, subsequente e proeja) e superior. Os cursos de nível médio integrado têm o currículo composto por disciplinas propedêuticas (línguas, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática, dentre outras) e as disciplinas de formação profissional, com suas particularidades de acordo com os cursos. Quais práticas de leitura e vivências literárias os alunos do Instituto estão vivenciando diante de Currículo tão diferenciado? Há espaço para discussão acerca da materialidade linguística, as capacidades cognitivas de leitura tendo como objeto de estudo o texto literário? O artigo busca entender a dinâmica de um currículo que norteia a Educação Profissional do campus e assim entender consequentemente qual o tratamento dado ao estudo da Literatura nessa Seara. Dessa forma, trazer reflexões das possibilidades do estudo do texto Literário como objeto de aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento da proficiência e das potencialidades de uso do hipertexto, do ciberespaço como lugar de destaque para o conhecimento da Literatura tendo o texto como objeto de estudo e que a partir dessas reflexões resulte em um espaço institucional em que a prática docente aliada à Literatura reconquiste o novo leitor inquieto, navegador das infovias do mundo digital.
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

ERA UMA VEZ UM INSTITUTO FEDERAL DE FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL NO SERTÃO PERNAMBUCANO... QUAL O PAPEL DA LITERATURA NESSA HISTÓRIA? Autor (1) Hosana Maria Nogueira Leite; Talita de Souza Massena ; Orientador Maria Rosely Gomes de Brito Resumo: Com a aderência do Instituto ao programa do livro didático a lógica mercadológica impõe padrões que interferem diretamente nas ementas curriculares. Como componente de Língua Portuguesa no Instituto por exemplo, trabalha o texto Literário? Qual lugar ocupa a competência leitora num espaço em que toda formação discente na Educação Profissional e Tecnológica converge para Educação Integrada: Ciência, Cultura, Trabalho e Tecnologia? O Campus Petrolina do IF SERTÃO-PE oferece os cursos nos dois níveis - Educação Básica (cursos de nível médio integrado, subsequente e proeja) e superior. Os cursos de nível médio integrado têm o currículo composto por disciplinas propedêuticas (línguas, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática, dentre outras) e as disciplinas de formação profissional, com suas particularidades de acordo com os cursos. Quais práticas de leitura e vivências literárias os alunos do Instituto estão vivenciando diante de Currículo tão diferenciado? Há espaço para discussão acerca da materialidade linguística, as capacidades cognitivas de leitura tendo como objeto de estudo o texto literário? O artigo busca entender a dinâmica de um currículo que norteia a Educação Profissional do campus e assim entender consequentemente qual o tratamento dado ao estudo da Literatura nessa Seara. Dessa forma, trazer reflexões das possibilidades do estudo do texto Literário como objeto de aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento da proficiência e das potencialidades de uso do hipertexto, do ciberespaço como lugar de destaque para o conhecimento da Literatura tendo o texto como objeto de estudo e que a partir dessas reflexões resulte em um espaço institucional em que a prática docente aliada à Literatura reconquiste o novo leitor inquieto, navegador das infovias do mundo digital.

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