O ensino de Língua Portuguesa vem se apresentando repleto de desafios, oriundos das exigências da sociedade contemporânea impostas aos nossos educandos. Entre esses desafios, destacamos o ensino dos gêneros argumentativos e, mais especificamente, o artigo de opinião. Além de saber defender pontos de vista sobre assuntos tidos como polêmicos, vimos a necessidade de que os alunos os reconheçam em textos e saibam associar os argumentos utilizados para sustentá-los, visto que estas são competências contempladas pela Matriz de Referência da avaliação externa de maior abrangência aplicada às turmas de nono ano do Ensino Fundamental, a Prova Brasil. Assim, traçamos como objetivo deste trabalho promover reflexões sobre a prática docente a partir da utilização de sequências didáticas, a fim de oferecer aos discentes os conhecimentos necessários acerca do gênero textual artigo de opinião. A metodologia utilizada consta de uma pesquisa bibliográfica baseada nas concepções teóricas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) sobre o ensino de gêneros textuais por meio de sequências didáticas, e um estudo de natureza aplicada, resultante em uma proposta de trabalho com o gênero artigo de opinião, direcionada a alunos do último ano do Ensino Fundamental. As atividades que compuseram a sequência foram aplicadas a uma turma de alunos de uma escola do interior do Estado do Ceará, que apresentaram, ao final, desempenho compatível com a aquisição de habilidades inerentes ao gênero em estudo. Concluímos, portanto, que a sequência didática, aliada a um bom planejamento didático, constitui-se numa eficaz estratégia de trabalho docente que muito tem a contribuir com o ensino e a aprendizagem dos gêneros textuais na escola.