REESCRITAS DIALÓGICAS: CAMINHOS PARA REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DE TEXTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27627 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 234 "titulo" => "REESCRITAS DIALÓGICAS: CAMINHOS PARA REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DE TEXTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => """ Resumo: \r\n Este artigo é proveniente de uma experiência de ensino no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em que atuo como professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, com alunos do 5º ao 9º ano, em uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Na realização da prática docente, podemos observar que o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na sala de aula acontece quando o fato linguístico é inserido na esfera social, para torna-se um fato de linguagem, compreendendo como indispensáveis a unicidade do meio social e a do contexto social. Tomando por base o legado da obra de Bakhtin e seu Círculo (2003; 2012) para o que entendemos enquanto Teoria/Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006), o presente trabalho tem o objetivo de analisar algumas produções textuais desses alunos, que foram solicitados a reescrever o conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, após visualizarem imagens, charges e tirinhas que foram produzidas como novas versões para o texto. Esse momento possibilitou aos alunos a percepção das características predominantes da personagem e a possibilidade de reescrever a narrativa do conto a partir de sua compreensão ativa e responsiva, considerando suas realidades e seus lugares no mundo. O estabelecimento de relações dialógicas entre essas produções textuais e o referido conto permite compreender esses enunciados concretos aprofundando seu sentido vivo, com o apoio de outros sentidos (BAKHTIN, 2003). Além disso, a compreensão desses enunciados resulta na compreensão dos próprios sujeitos, visto que o dialogismo atravessa a constituição do próprio homem. Observamos que a atribuição de novos sentidos por parte dos alunos revela esses sujeitos em sua realidade local, e seu entendimento se torna fundamental para repensar a prática do professor em sala de aula e a formação de novos professores.\r\n \r\n Palavras-chave: PIBID; Teoria/Análise Dialógica do Discurso; reescrita; dialogismo; compreensão ativa e responsiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "palavra_chave" => "PIBID;, TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO;, REESCRITA;, DIALOGISMO;, DIALOGISMO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID234_14032017000415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MATIAS DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "MATIAS " "autor_email" => "joao.matias13@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27627 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 234 "titulo" => "REESCRITAS DIALÓGICAS: CAMINHOS PARA REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DE TEXTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => """ Resumo: \r\n Este artigo é proveniente de uma experiência de ensino no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em que atuo como professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, com alunos do 5º ao 9º ano, em uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Na realização da prática docente, podemos observar que o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na sala de aula acontece quando o fato linguístico é inserido na esfera social, para torna-se um fato de linguagem, compreendendo como indispensáveis a unicidade do meio social e a do contexto social. Tomando por base o legado da obra de Bakhtin e seu Círculo (2003; 2012) para o que entendemos enquanto Teoria/Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006), o presente trabalho tem o objetivo de analisar algumas produções textuais desses alunos, que foram solicitados a reescrever o conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, após visualizarem imagens, charges e tirinhas que foram produzidas como novas versões para o texto. Esse momento possibilitou aos alunos a percepção das características predominantes da personagem e a possibilidade de reescrever a narrativa do conto a partir de sua compreensão ativa e responsiva, considerando suas realidades e seus lugares no mundo. O estabelecimento de relações dialógicas entre essas produções textuais e o referido conto permite compreender esses enunciados concretos aprofundando seu sentido vivo, com o apoio de outros sentidos (BAKHTIN, 2003). Além disso, a compreensão desses enunciados resulta na compreensão dos próprios sujeitos, visto que o dialogismo atravessa a constituição do próprio homem. Observamos que a atribuição de novos sentidos por parte dos alunos revela esses sujeitos em sua realidade local, e seu entendimento se torna fundamental para repensar a prática do professor em sala de aula e a formação de novos professores.\r\n \r\n Palavras-chave: PIBID; Teoria/Análise Dialógica do Discurso; reescrita; dialogismo; compreensão ativa e responsiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "palavra_chave" => "PIBID;, TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO;, REESCRITA;, DIALOGISMO;, DIALOGISMO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID234_14032017000415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MATIAS DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "MATIAS " "autor_email" => "joao.matias13@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }