De modo geral, a Educação no âmbito nacional passa por uma crise, sendo que uma das causas que geram esta realidade se encontra na formação de professores ainda deficitária em diversos aspectos. A presente comunicação recorta o cenário brasileiro acima descrito no que tange a formação de professores de Inglês, especificamente aqueles que irão atuar no contexto de Fins específicos. Para tal, tem como objetivo geral apresentar as vozes e considerações de professores de inglês advindos de diversas instituições de formação e com variação nos anos de experiência docente de língua inglesa em suas múltiplas modalidades - cursos privados, escolas públicas e particulares, professores que atendem empresas e/ou particulares. A pesquisa qualitativa se enquadra dentro da perspectiva da Linguística Aplicada, cujos dados foram gerados a partir grupos de discussão das mais variadas naturezas - oficinas, jornadas, workshops, minicursos - em locais também os mais diversos – capitais, cidades do interior, instituições do ensino da graduação públicas e privadas. Os resultados sugerem que, em não havendo a formação apropriada na graduação para o futuro docente de língua inglesa para atuar seguindo os preceitos da abordagem de Inglês para Fins Específicos, a oferta de cursos de curta duração por instituições que são referência nesta prática, como é aqui o caso do projeto de extensão ofertado pelo IFRJ, é considerada bastante significativa para a complementação da formação em questão. Conclui-se, assim, que professores, tanto recém formado, quanto os mais experientes, têm se mostrado abertos em relação à formação continuada quando se trata de questões relacionadas a aspectos da (não)formação dos mesmos. No entanto, há pouca oferta da educação continuada em questão neste estudo e, quando ela acontece, eles se mostram interessados em aprender e coconstruir conhecimento não só no momento de realização do evento, como também na criação de redes de colaboração locais com características afins.