LETRAMENTO LITERÁRIO: O TEXTO TEATRAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27420 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 764 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: O TEXTO TEATRAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as contribuições do texto teatral “As Aventura de João Grilo”, de Lourdes Ramalho, na formação do leitor na perspectiva do letramento literário no ensino fundamental. Direciona-se como proposta de ações pedagógicas que visam desenvolver competências leitoras dos educandos por via do gênero literário dramático. O marco teórico da pesquisa está pautado em alguns autores entre os quais destacamos: Solé (1998) e Lajolo (2004), acerca das concepções de leitura e formação do leitor, Candido (1995; 2002) quanto à necessidade da literatura para formação do caráter, do desenvolvimento intelectual e psicológico do leitor, Cosson (2014; 2016) e Soares (2011), que abordam as concepções relativas ao letramento literário dentre outros autores. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A metodologia tem por base a sequência básica (COSSON), que será desenvolvida com apoio de questionário de sondagem, para averiguar a relação e o domínio da turma acerca do gênero texto teatral, exercícios de leitura e interpretação sobre o texto teatral e suas características, além da execução de oficinas de jogos teatrais com a culminância de uma produção textual de teatro com temática escolhida pelos alunos a ser apresentado à comunidade escolar. Trata-se em pesquisa em processo de construção e aplicação, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cujos resultados esperados das ações pedagógicas propostas devem possibilitar avaliar a contribuição do teatro na formação do leitor na perspectiva do letramento literário, fazendo jus à construção de uma prática efetiva de exercícios de leitura do texto literário e produção de textos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "TEATRO, LEITOR, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID764_15032017014325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HILTON SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ HILTON" "autor_email" => "josehsdantas@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27420 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 764 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: O TEXTO TEATRAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as contribuições do texto teatral “As Aventura de João Grilo”, de Lourdes Ramalho, na formação do leitor na perspectiva do letramento literário no ensino fundamental. Direciona-se como proposta de ações pedagógicas que visam desenvolver competências leitoras dos educandos por via do gênero literário dramático. O marco teórico da pesquisa está pautado em alguns autores entre os quais destacamos: Solé (1998) e Lajolo (2004), acerca das concepções de leitura e formação do leitor, Candido (1995; 2002) quanto à necessidade da literatura para formação do caráter, do desenvolvimento intelectual e psicológico do leitor, Cosson (2014; 2016) e Soares (2011), que abordam as concepções relativas ao letramento literário dentre outros autores. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A metodologia tem por base a sequência básica (COSSON), que será desenvolvida com apoio de questionário de sondagem, para averiguar a relação e o domínio da turma acerca do gênero texto teatral, exercícios de leitura e interpretação sobre o texto teatral e suas características, além da execução de oficinas de jogos teatrais com a culminância de uma produção textual de teatro com temática escolhida pelos alunos a ser apresentado à comunidade escolar. Trata-se em pesquisa em processo de construção e aplicação, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cujos resultados esperados das ações pedagógicas propostas devem possibilitar avaliar a contribuição do teatro na formação do leitor na perspectiva do letramento literário, fazendo jus à construção de uma prática efetiva de exercícios de leitura do texto literário e produção de textos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "TEATRO, LEITOR, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID764_15032017014325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HILTON SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ HILTON" "autor_email" => "josehsdantas@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }