O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE LÍNGUA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27544 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE LÍNGUA" "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado através das ações pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem como objetivo abordar a importância dos gêneros e sua aplicabilidade em sala de aula, pois acreditamos na sua eficiência como instrumento de trabalho para professores e no seu êxito para o desenvolvimento da linguagem, bem como a produção e a compreensão dentro do meio social. Outro proposito é deixar as aulas mais prazerosas e atrativas, permitindo aos alunos conhecer novos gêneros e possibilitar a sua interpretação. O gênero em evidência no trabalho, foi o gênero propaganda, um dos motivos dentre muitos existentes para se trabalhar com esse gênero na sala de aula é fato do mesmo está presente no nosso meio social diariamente. Outro aspecto primordial para a escolha desse gênero, é por ser ele cheio de elementos de linguagem não-verbal, o que possibilita ao leitor uma maior compreensão. Os procedimentos metodológicos adotados no trabalho foram: discussões, trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento feitos através de estudos bibliográficos e de atividades lúdicas. Dentre as atividades planejadas, estabelecemos metas que proporcionaram uma reflexão teórico-prática de forma mais profunda sobre o tema abordado, a partir de vivências na escola. O resultado foi gratificante, pois além de estimular a produção e o conhecimento sobre diversos tipos de gêneros, proporcionou aos alunos a criação de uma competência discursiva mais elaborada. Por fim, concluímos que o trabalho com gêneros textuais tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, os educadores precisam refletir sobre suas práticas pedagógicas, além disso as escolas precisam proporcionar formações que lhes propiciem habilidades sobre a oralidade e a escrita, para que os mesmos desenvolvam uma prática pedagógica mais aprimorada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "GÊNEROS, ENSINO, PROPAGANDA, TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID411_16032017211357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELIANE MIKAELY PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADELIANE SILVA " "autor_email" => "adeliane.mikaely09@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27544 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE LÍNGUA" "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado através das ações pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem como objetivo abordar a importância dos gêneros e sua aplicabilidade em sala de aula, pois acreditamos na sua eficiência como instrumento de trabalho para professores e no seu êxito para o desenvolvimento da linguagem, bem como a produção e a compreensão dentro do meio social. Outro proposito é deixar as aulas mais prazerosas e atrativas, permitindo aos alunos conhecer novos gêneros e possibilitar a sua interpretação. O gênero em evidência no trabalho, foi o gênero propaganda, um dos motivos dentre muitos existentes para se trabalhar com esse gênero na sala de aula é fato do mesmo está presente no nosso meio social diariamente. Outro aspecto primordial para a escolha desse gênero, é por ser ele cheio de elementos de linguagem não-verbal, o que possibilita ao leitor uma maior compreensão. Os procedimentos metodológicos adotados no trabalho foram: discussões, trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento feitos através de estudos bibliográficos e de atividades lúdicas. Dentre as atividades planejadas, estabelecemos metas que proporcionaram uma reflexão teórico-prática de forma mais profunda sobre o tema abordado, a partir de vivências na escola. O resultado foi gratificante, pois além de estimular a produção e o conhecimento sobre diversos tipos de gêneros, proporcionou aos alunos a criação de uma competência discursiva mais elaborada. Por fim, concluímos que o trabalho com gêneros textuais tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, os educadores precisam refletir sobre suas práticas pedagógicas, além disso as escolas precisam proporcionar formações que lhes propiciem habilidades sobre a oralidade e a escrita, para que os mesmos desenvolvam uma prática pedagógica mais aprimorada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "GÊNEROS, ENSINO, PROPAGANDA, TEXTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID411_16032017211357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELIANE MIKAELY PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADELIANE SILVA " "autor_email" => "adeliane.mikaely09@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }