A linguagem na sociedade contemporânea tem ganhado características cada vez mais complexas. Os textos ganham novas tendências de formatação e, consequentemente, modificam o uso e as formas de domínio da leitura e da escrita. Há uma reconfiguração da linguagem, e os avanços tecnológicos proporcionam o aumento das relações sociais e a produção de práticas discursivas, além da difusão do conhecimento através das novas e múltiplas mídias digitais. Com isso, o ambiente educacional necessita levar em conta tais aspectos, promovendo uma reflexão sobre o que é letramento, sua importância em tempos de comunicação digital, as multiplicidades existentes dentro do processo ensino/aprendizagem, levando-nos a perceber a necessidade dos multiletramentos, proporcionando ao indivíduo o uso mais eficiente dos recursos promovidos pelas multimídias. Além disso, há uma urgência na capacitação dos docentes, para que estes se tornem colaboradores na construção do conhecimento de ambos através do uso das TIC’s. O professor é o principal agente transformador da realidade da sala de aula. Uma vez realizado esse papel, esse docente consegue modificar, por consequência, a sociedade. Para isso, esse artigo apresentará um estudo acerca do letramento e dos multiletramentos em uma sociedade de multimeios, que está em constante adaptação às inovações tecnológicas, bem como de que forma os multiletramentos podem ser aplicados no processo ensino/aprendizagem, observando a Pedagogia dos multiletramentos (ROJO; 2012), além de pontuar sobre o papel do professor nesse contexto, como este pode contribuir para a construção da competência linguística do aluno, tecendo considerações a esse respeito ao final, utilizando a pesquisa bibliográfica como nossa metodologia.