PADRÕES DE CORREÇÃO PARA TEXTOS ESCRITOS: UM ESTADO DA ARTE
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Cientes disso, este trabalho objetiva mapear o que tem sido publicado sobre essa ferramenta de correção de textos escritos, especificamente no Brasil nos últimos 20 anos. Com isso, tem-se por meta o mapeamento de como essa ferramenta tem sido utilizada na prática de testagem dos sistemas de avaliação do desempenho (ENEM, Concursos públicos, Olimpíadas de Língua Portuguesa) e na avaliação de textos escolares. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa descritiva documental com o uso das ferramentas que integram o Periódicos Capes. Observou-se, nessa busca, que o conceito em foco está presente na literatura científica desde a década de 90 do século passado, vem sendo reelaborado por diferentes pesquisadores (SERAFINI, 1994; RUIZ, 2001; Bezerra, Queiros e Taboza, 2004; CASTRO, 2009; KLEIN e FONTANIVE, 2009; MELO, 2011; ABREU e NÓBREGA, 2015) e provocado ressignificações no ensino de escrita. 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