O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRAFIA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27547 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 650 "titulo" => "O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRAFIA" "resumo" => "No contexto brasileiro, o Estágio Supervisionado (ES) é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, que busca proporcionar aos graduandos uma experiência real da profissão na qual ele atuará futuramente. O ES é um espaço por excelência de (auto) reflexão sobre a prática docente, que permite aprofundar e/ou ampliar os conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Considerando a experiência no período de observação de aula do ES no semestre de 2016.1 em uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte (RN), a pesquisadora (autora deste estudo), verificou que a produção textual é uma habilidade pouco explorada e, às vezes, negligenciada nas aulas de língua inglesa. Visando sanar esta lacuna e pautando-se nas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Línguas Estrangeiras, doravante PCN-LE (BRASIL, 1998), o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de produção do gênero biografia implementada no período do ES em língua inglesa. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, realizada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Caraúbas/RN. A proposta de produção do gênero biografia foi realizada pela autora deste estudo em 8 encontros, por meio da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD), seguindo as orientações dos documentos oficiais e os conteúdos abordados no livro didático adotado na escola. Com relação à utilização da SD, os resultados demonstram que esta favorece a articulação dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de inglês e do gênero a ser desenvolvido. Além disso, a SD possibilita que o ensino de língua se alinhe a proposta dos PCN-LE, no qual a língua é compreendida como uma prática social. Portanto, a SD configura-se como uma orientação didática viável para atender a necessidade e importância do ensino de produção de gêneros (orais e/ou escritos) nas aulas de língua estrangeira. Já o ES constitui-se como um espaço de interação entre a universidade e a escola, que favorece a consolidação da parceria destas instituições de ensino e, consequentemente, promove a (re) construção da identidade profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTáGIO, GêNERO BIOGRAFIA, SEQUêNCIA DIDáTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID650_06032017215145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "joseane.souza@outlook.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27547 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 650 "titulo" => "O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRAFIA" "resumo" => "No contexto brasileiro, o Estágio Supervisionado (ES) é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, que busca proporcionar aos graduandos uma experiência real da profissão na qual ele atuará futuramente. O ES é um espaço por excelência de (auto) reflexão sobre a prática docente, que permite aprofundar e/ou ampliar os conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Considerando a experiência no período de observação de aula do ES no semestre de 2016.1 em uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte (RN), a pesquisadora (autora deste estudo), verificou que a produção textual é uma habilidade pouco explorada e, às vezes, negligenciada nas aulas de língua inglesa. Visando sanar esta lacuna e pautando-se nas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Línguas Estrangeiras, doravante PCN-LE (BRASIL, 1998), o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de produção do gênero biografia implementada no período do ES em língua inglesa. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, realizada em uma turma do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola estadual em Caraúbas/RN. A proposta de produção do gênero biografia foi realizada pela autora deste estudo em 8 encontros, por meio da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD), seguindo as orientações dos documentos oficiais e os conteúdos abordados no livro didático adotado na escola. Com relação à utilização da SD, os resultados demonstram que esta favorece a articulação dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de inglês e do gênero a ser desenvolvido. Além disso, a SD possibilita que o ensino de língua se alinhe a proposta dos PCN-LE, no qual a língua é compreendida como uma prática social. Portanto, a SD configura-se como uma orientação didática viável para atender a necessidade e importância do ensino de produção de gêneros (orais e/ou escritos) nas aulas de língua estrangeira. Já o ES constitui-se como um espaço de interação entre a universidade e a escola, que favorece a consolidação da parceria destas instituições de ensino e, consequentemente, promove a (re) construção da identidade profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTáGIO, GêNERO BIOGRAFIA, SEQUêNCIA DIDáTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID650_06032017215145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSEANE" "autor_email" => "joseane.souza@outlook.com" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }