UMA ABORDAGEM AVALIATIVA DO LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27670 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 1571 "titulo" => "UMA ABORDAGEM AVALIATIVA DO LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo o estudo da língua em foco, no intuito de observar se o ensino de português está desenvolvendo as habilidades necessárias para a formação de leitores proficientes. Ele foi baseado nos livros didáticos (LD) de língua portuguesa “Português Linguagens”, de Cereja e Magalhães, coleção lançada em 2014 pela editora Saraiva, PNLD: 2014, 2015 e 2016. As orientações aqui apresentadas pretendem analisar se os exercícios propostos partem de uma perspectiva tradicional acerca da análise gramatical ou de um modo reflexivo e interacionista da língua. Nesse cenário, será evidenciado também sob uma perspectiva sociointeracionista o estudo da língua através dos gêneros textuais, tais como: reportagem, anúncio, tirinha etc. Levando em consideração que as aulas de língua materna precisam ter como objeto de estudo o texto, os livros didáticos analisados nos fez compreender e chegar à conclusão de que o ensino de português ainda está ramificado na perspectiva formalista e abstrata de ver a língua, pois, muitas das vezes, são apresentados fragmentos de textos e exercícios classificatórios e descontextualizados em relação à realidade dos alunos, não contemplando assim a dinamicidade da língua. Nesse contexto, observa-se a necessidade de refletir sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem, de forma que seja possível repensar sobre as atividades e textos propostos no LD e se preciso criar outros meios de ensinar mais estratégicos e eficientes no que diz respeito a desenvolver habilidades de leitura e escrita. Para a elaboração deste artigo, escolhemos uma metodologia de estudo bibliográfica de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisas em livros e livros didáticos. Tivemos como embasamento teórico os autores Antunes (2010), Marcuschi (1946), Coscarelli (1998), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE LINGUÍSTICA, REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID1571_23032017235904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUIM GOMES CABOCLO" "autor_nome_curto" => "JOAQUIM GOMES" "autor_email" => "joaquim-gomes17@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27670 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 1571 "titulo" => "UMA ABORDAGEM AVALIATIVA DO LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo o estudo da língua em foco, no intuito de observar se o ensino de português está desenvolvendo as habilidades necessárias para a formação de leitores proficientes. Ele foi baseado nos livros didáticos (LD) de língua portuguesa “Português Linguagens”, de Cereja e Magalhães, coleção lançada em 2014 pela editora Saraiva, PNLD: 2014, 2015 e 2016. As orientações aqui apresentadas pretendem analisar se os exercícios propostos partem de uma perspectiva tradicional acerca da análise gramatical ou de um modo reflexivo e interacionista da língua. Nesse cenário, será evidenciado também sob uma perspectiva sociointeracionista o estudo da língua através dos gêneros textuais, tais como: reportagem, anúncio, tirinha etc. Levando em consideração que as aulas de língua materna precisam ter como objeto de estudo o texto, os livros didáticos analisados nos fez compreender e chegar à conclusão de que o ensino de português ainda está ramificado na perspectiva formalista e abstrata de ver a língua, pois, muitas das vezes, são apresentados fragmentos de textos e exercícios classificatórios e descontextualizados em relação à realidade dos alunos, não contemplando assim a dinamicidade da língua. Nesse contexto, observa-se a necessidade de refletir sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem, de forma que seja possível repensar sobre as atividades e textos propostos no LD e se preciso criar outros meios de ensinar mais estratégicos e eficientes no que diz respeito a desenvolver habilidades de leitura e escrita. Para a elaboração deste artigo, escolhemos uma metodologia de estudo bibliográfica de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisas em livros e livros didáticos. Tivemos como embasamento teórico os autores Antunes (2010), Marcuschi (1946), Coscarelli (1998), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE LINGUÍSTICA, REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID1571_23032017235904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUIM GOMES CABOCLO" "autor_nome_curto" => "JOAQUIM GOMES" "autor_email" => "joaquim-gomes17@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }