Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A PROPOSTA DO LD

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, POESIA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27543
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 1118
    "titulo" => "O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A PROPOSTA DO LD"
    "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação do ser humano, sobretudo para seu aprimoramento ético e intelectual, no entanto, muitas vezes, não é assim que esse ensino parece ser visto. Em relação ao texto poético, especificamente, quase duas décadas após a publicação do Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), que orientam que a poesia deve ser trabalhada nas salas de aula do Ensino Fundamental como uma ferramenta de construção de sentidos, ainda nos deparamos com aula e livros didáticos que pouco exploram aspectos relacionados ao ludismo, à sonoridade, à riqueza da linguagem figurada e às imagens simbólicas, reservando espaço para uma abordagem superficial, com mero efeito decorativo ou servindo de pretexto para alguma análise gramatical. Diante disso, nesta pesquisa, nos propomos a investigar como se dá o trabalho com a poesia em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Mamanguape-PB.  Para tanto, fundamentamos nossas leituras nos estudos desenvolvidos por Pinheiro (2003, 2002), Lajolo (2008), Zilberman (2003), Cosson (2009) e Candido (2011). O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de uma entrevista com o professor da referida turma acerca da importância que ele atribui ao ensino de literatura poética em sala de aula, bem como acerca da visão que esse docente tem sobre a proposta do livro didático adotado na escola. Os resultados da análise apontam para o reconhecimento da importância do trabalho com o texto poético para a formação do indivíduo, ao mesmo tempo em que há também o reconhecimento de que não se dá a devida atenção ao ensino da literatura nesse nível escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, POESIA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1118_15032017185943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURÊNIA SOUTO SALES"
    "autor_nome_curto" => "LAURÊNIA SOUTO"
    "autor_email" => "laureniasouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27543
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 379
    "inscrito_id" => 1118
    "titulo" => "O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A PROPOSTA DO LD"
    "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação do ser humano, sobretudo para seu aprimoramento ético e intelectual, no entanto, muitas vezes, não é assim que esse ensino parece ser visto. Em relação ao texto poético, especificamente, quase duas décadas após a publicação do Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), que orientam que a poesia deve ser trabalhada nas salas de aula do Ensino Fundamental como uma ferramenta de construção de sentidos, ainda nos deparamos com aula e livros didáticos que pouco exploram aspectos relacionados ao ludismo, à sonoridade, à riqueza da linguagem figurada e às imagens simbólicas, reservando espaço para uma abordagem superficial, com mero efeito decorativo ou servindo de pretexto para alguma análise gramatical. Diante disso, nesta pesquisa, nos propomos a investigar como se dá o trabalho com a poesia em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Mamanguape-PB.  Para tanto, fundamentamos nossas leituras nos estudos desenvolvidos por Pinheiro (2003, 2002), Lajolo (2008), Zilberman (2003), Cosson (2009) e Candido (2011). O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de uma entrevista com o professor da referida turma acerca da importância que ele atribui ao ensino de literatura poética em sala de aula, bem como acerca da visão que esse docente tem sobre a proposta do livro didático adotado na escola. Os resultados da análise apontam para o reconhecimento da importância do trabalho com o texto poético para a formação do indivíduo, ao mesmo tempo em que há também o reconhecimento de que não se dá a devida atenção ao ensino da literatura nesse nível escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, POESIA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1118_15032017185943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURÊNIA SOUTO SALES"
    "autor_nome_curto" => "LAURÊNIA SOUTO"
    "autor_email" => "laureniasouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O ensino de literatura é fundamental para a formação do ser humano, sobretudo para seu aprimoramento ético e intelectual, no entanto, muitas vezes, não é assim que esse ensino parece ser visto. Em relação ao texto poético, especificamente, quase duas décadas após a publicação do Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), que orientam que a poesia deve ser trabalhada nas salas de aula do Ensino Fundamental como uma ferramenta de construção de sentidos, ainda nos deparamos com aula e livros didáticos que pouco exploram aspectos relacionados ao ludismo, à sonoridade, à riqueza da linguagem figurada e às imagens simbólicas, reservando espaço para uma abordagem superficial, com mero efeito decorativo ou servindo de pretexto para alguma análise gramatical. Diante disso, nesta pesquisa, nos propomos a investigar como se dá o trabalho com a poesia em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Mamanguape-PB. Para tanto, fundamentamos nossas leituras nos estudos desenvolvidos por Pinheiro (2003, 2002), Lajolo (2008), Zilberman (2003), Cosson (2009) e Candido (2011). O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de uma entrevista com o professor da referida turma acerca da importância que ele atribui ao ensino de literatura poética em sala de aula, bem como acerca da visão que esse docente tem sobre a proposta do livro didático adotado na escola. Os resultados da análise apontam para o reconhecimento da importância do trabalho com o texto poético para a formação do indivíduo, ao mesmo tempo em que há também o reconhecimento de que não se dá a devida atenção ao ensino da literatura nesse nível escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.