O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A PROPOSTA DO LD
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27543 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1118 "titulo" => "O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A PROPOSTA DO LD" "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação do ser humano, sobretudo para seu aprimoramento ético e intelectual, no entanto, muitas vezes, não é assim que esse ensino parece ser visto. Em relação ao texto poético, especificamente, quase duas décadas após a publicação do Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), que orientam que a poesia deve ser trabalhada nas salas de aula do Ensino Fundamental como uma ferramenta de construção de sentidos, ainda nos deparamos com aula e livros didáticos que pouco exploram aspectos relacionados ao ludismo, à sonoridade, à riqueza da linguagem figurada e às imagens simbólicas, reservando espaço para uma abordagem superficial, com mero efeito decorativo ou servindo de pretexto para alguma análise gramatical. Diante disso, nesta pesquisa, nos propomos a investigar como se dá o trabalho com a poesia em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Mamanguape-PB. Para tanto, fundamentamos nossas leituras nos estudos desenvolvidos por Pinheiro (2003, 2002), Lajolo (2008), Zilberman (2003), Cosson (2009) e Candido (2011). O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de uma entrevista com o professor da referida turma acerca da importância que ele atribui ao ensino de literatura poética em sala de aula, bem como acerca da visão que esse docente tem sobre a proposta do livro didático adotado na escola. Os resultados da análise apontam para o reconhecimento da importância do trabalho com o texto poético para a formação do indivíduo, ao mesmo tempo em que há também o reconhecimento de que não se dá a devida atenção ao ensino da literatura nesse nível escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, POESIA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1118_15032017185943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURÊNIA SOUTO SALES" "autor_nome_curto" => "LAURÊNIA SOUTO" "autor_email" => "laureniasouto@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27543 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 1118 "titulo" => "O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A PROPOSTA DO LD" "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação do ser humano, sobretudo para seu aprimoramento ético e intelectual, no entanto, muitas vezes, não é assim que esse ensino parece ser visto. Em relação ao texto poético, especificamente, quase duas décadas após a publicação do Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), que orientam que a poesia deve ser trabalhada nas salas de aula do Ensino Fundamental como uma ferramenta de construção de sentidos, ainda nos deparamos com aula e livros didáticos que pouco exploram aspectos relacionados ao ludismo, à sonoridade, à riqueza da linguagem figurada e às imagens simbólicas, reservando espaço para uma abordagem superficial, com mero efeito decorativo ou servindo de pretexto para alguma análise gramatical. Diante disso, nesta pesquisa, nos propomos a investigar como se dá o trabalho com a poesia em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Mamanguape-PB. Para tanto, fundamentamos nossas leituras nos estudos desenvolvidos por Pinheiro (2003, 2002), Lajolo (2008), Zilberman (2003), Cosson (2009) e Candido (2011). O corpus da pesquisa foi constituído a partir da realização de uma entrevista com o professor da referida turma acerca da importância que ele atribui ao ensino de literatura poética em sala de aula, bem como acerca da visão que esse docente tem sobre a proposta do livro didático adotado na escola. Os resultados da análise apontam para o reconhecimento da importância do trabalho com o texto poético para a formação do indivíduo, ao mesmo tempo em que há também o reconhecimento de que não se dá a devida atenção ao ensino da literatura nesse nível escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, POESIA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1118_15032017185943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURÊNIA SOUTO SALES" "autor_nome_curto" => "LAURÊNIA SOUTO" "autor_email" => "laureniasouto@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }