Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

INTERICONICIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NAS CHARGES: UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS IMPLÍCITOS.

Palavra-chaves: CHARGES, INTERICONICIDADE, INTERDISCURSIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT19-DISCURSO, HISTÓRIA E CULTURA: REFLEXÕES SOBRE O TEXTO MIDIÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

INTERICONICIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NAS CHARGES: UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS IMPLÍCITOS (Alcione Remígio Batista; Luciana Fernandes Nery) (Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Estadual da Paraíba; alcionerb26@gmail.com; lucianafernandesnery@yahoo.com.br ) Resumo: A charge é um gênero discursivo que circula diariamente nos meios midiáticos permitindo que os sujeitos construam uma visão do ambiente e das instâncias sociais que os rodeiam e os representam. Por se tratar de um texto atraente ao leitor, a relação verbal/visual empregada nas charges revela-se num material de grande contribuição para a construção de sentidos. Diante disso, temos como objetivo observar a relação entre os discursos presentes nas charges políticas e analisar como as imagens reportam a outras já existentes contribuindo para a produção de sentidos. Para a realização deste trabalho, tomamos como base os estudos referentes à Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo nas ideias de Orlandi (2007 e 2008). Ainda buscamos respaldo teórico em Joly (1996) e Courtine (2006) na perspectiva dos estudos relacionados ao verbal e não-verbal para compreender questões relativas à intericonicidade e a interdiscursividade. O corpus dessa pesquisa consta de charges coletadas em sites da internet no período de setembro de 2014 a março de 2015. Desse modo, nossa pesquisa é de cunho documental, visto que selecionamos um material gráfico como objeto de estudo. Diante das análises realizadas, percebemos que as charges se constituem como um gênero que pode ser estudado e explorado de modos diferentes, pois além de tratar de um texto humorístico agrada aos leitores com suas diversas contribuições sejam de alerta, riso ou ironias, subsidiando ainda outros entrecruzamentos de discursos para a sua compreensão. Notamos também que as charges, comumente, apresentam uma relação com discursos e imagens já existentes, que fazem com que os sujeitos acionem a memória discursiva para a sua compreensão, visto que a produção de sentidos nesse gênero é construída a partir do não-dito, no que ficou por dizer. Esperamos através desta pesquisa contribuir para que os leitores possam perceber o que está perpassado nos discursos implícitos, contribuindo assim para a construção de um olhar mais crítico perante tais discursos que circulam socialmente. Palavras-chave: Charges, intericonicidade, interdiscursividade.

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