O livro didático e o ensino de língua estrangeira têm sido foco de muitas investigações, apesar disso, o tema ainda tem muito a ser discutido e refletido. Considerando as novas propostas de trabalho com a linguagem, baseadas em uma abordagem que toma como ponto de partida os estudos sobre gêneros textuais/discursivos, este trabalho tem como meta identificar, descrever e analisar como os autores dos livros didáticos de língua inglesa orientam as atividades de leitura e de produção escrita no Ensino Fundamental. Esta pesquisa é fruto das nossas investigações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ainda encontra-se em andamento. O universo de estudo dessa pesquisa se constitui das coleções didáticas de Língua Inglesa do sexto e do sétimo ano adotadas pelas escolas públicas de Mossoró no ano de 2016. Essa pesquisa dá continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a respeito de análise de material didático e ensino de língua estrangeira (JALES, 2007; JALES, 2010; JALES, 2015). As reflexões que aqui fazemos têm como base autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (203; 2008), Antunes (2003; 2009; 2010), Koch e Elias (2012; 2014), entre outros. Com os resultados parciais desse estudo, observamos que os autores dos livros didáticos indicam nas atividades de leitura e de produção escrita, os gêneros textuais/discursivos. Somente em poucas lições essa indicação não é orientada de forma clara. Observamos também que há uma variedade de gêneros nas atividades propostas pelos autores, o que nos leva a crer que os alunos têm a oportunidade de conhecer diversas formas de interação verbal que circulam socialmente.