Este artigo tem como objetivo principal apontar caminhos para o trabalho com os gêneros multimodais história em quadrinhos e tirinha nas aulas de leitura, a fim de contribuir para a formação de leitores proficientes, que compreendam o texto a partir de suas múltiplas linguagens. Entendemos que a proposta que construímos a partir desses gêneros favorece também a reflexão sobre o ensino das estratégias metacognitivas, as quais possibilitam ao aluno desenvolver habilidades de leitura e um senso crítico mais aguçado, mediante os diversos temas abordados nos textos. Partimos da hipótese de que as histórias em quadrinhos e as tirinhas são textos narrativos, que conjugam duas linguagens, a verbal e a não verbal, cuja principal função sócio-comunicativa é divertir. No entanto, a tirinha se diferencia das HQs por apresentar a ironia como principal recurso desencadeador do humor. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que é direito do aluno aprender não apenas a ler, mas aprender como se lê os diversos gêneros que circulam em nossa sociedade. O corpus de nossa pesquisa é constituído por duas histórias em quadrinhos e três tirinhas. Para respaldar cientificamente este trabalho, tomamos como base os seguintes teóricos: Bakhtin (2011), Marcuschi (2010), Solé (1998), Dionisio (2010), Vergueiro (2014) e Ramos (2016). À luz desses estudiosos, apontamos quais recursos icônico-verbais precisam ser resgatados e quais estratégias de leitura precisam ser acionadas a fim de lermos proficientemente esses gêneros. Os resultados apontam que tornar-se proficiente na linguagem multimodal dos quadrinhos e nos recursos que os autores dos referidos gêneros utilizam para construir suas narrativas é essencial para a compreensão do texto e para o sucesso de seu uso em sala de aula.