Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio à assimilação do texto verbal. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas em uma turma de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de incentivo à compreensão textual fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Koch (2014) e Marcuschi (2008) no tocante à figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora enfocando a compreensão do texto escrito enquanto fundamental às vivências na atualidade. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um breve projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir como proposta para o ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando para a apreciação e importância da leitura de diferentes gêneros textuais encontrados no universo escolar, bem como as variados fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos.