Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O TEXTO NOS ANOS INICIAIS DA EJA: O ENFOQUE PARA A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL

Palavra-chaves: TEXTO, LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27542
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 1251
    "titulo" => "O TEXTO NOS ANOS INICIAIS DA EJA: O ENFOQUE PARA A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL"
    "resumo" => "Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio à assimilação do texto verbal. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas em uma turma de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de incentivo à compreensão textual fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Koch (2014) e Marcuschi (2008) no tocante à figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora enfocando a compreensão do texto escrito enquanto fundamental às vivências na atualidade. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um breve projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir como proposta para o ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando para a  apreciação e importância da leitura de diferentes gêneros textuais encontrados no universo escolar, bem como as variados fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "TEXTO, LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1251_14032017232017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL"
    "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27542
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 1251
    "titulo" => "O TEXTO NOS ANOS INICIAIS DA EJA: O ENFOQUE PARA A LEITURA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL"
    "resumo" => "Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio à assimilação do texto verbal. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas em uma turma de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de incentivo à compreensão textual fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Koch (2014) e Marcuschi (2008) no tocante à figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora enfocando a compreensão do texto escrito enquanto fundamental às vivências na atualidade. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um breve projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir como proposta para o ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando para a  apreciação e importância da leitura de diferentes gêneros textuais encontrados no universo escolar, bem como as variados fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "TEXTO, LEITURA, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1251_14032017232017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA RAQUEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SÍLVIA RAQUEL"
    "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho intitulado O texto nos anos iniciais da EJA: o enfoque para a leitura enquanto prática social, objetiva apresentar a importância da formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio à assimilação do texto verbal. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas em uma turma de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de incentivo à compreensão textual fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Koch (2014) e Marcuschi (2008) no tocante à figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora enfocando a compreensão do texto escrito enquanto fundamental às vivências na atualidade. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um breve projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir como proposta para o ensino de Língua Portuguesa numa perspectiva sociointeracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando para a apreciação e importância da leitura de diferentes gêneros textuais encontrados no universo escolar, bem como as variados fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.