LIÇÕES SOBRE GÊNERO: ENSINANDO E APRENDENDO COM “ANGÉLICA”, DE LYGIA BOJUNGA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27426 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 392 "inscrito_id" => 1059 "titulo" => "LIÇÕES SOBRE GÊNERO: ENSINANDO E APRENDENDO COM “ANGÉLICA”, DE LYGIA BOJUNGA" "resumo" => "Sendo a sala de aula um ambiente propício para o diálogo de temas importantes e de impacto na sociedade, discutir gênero nesse espaço torna-se essencial, sobretudo em um país de relações desiguais entre os sexos, tanto materialmente quanto simbolicamente. Na literatura encontra-se um meio possível para essa discussão, tendo em vista que nela a realidade pode ser problematizada. No âmbito da literatura infantojuvenil, Lygia Bojunga se destaca por retratar temas polêmicos, especialmente as relações de gênero. Em Angélica (1975), observa-se o conflito das personagens em sua trajetória de constituição do masculino e do feminino, questionando esses lugares como naturais, absolutos e estanques. Nesse sentido, o presente trabalho propõe um roteiro de leitura dessa obra, com o objetivo de sistematizar didaticamente algumas questões temáticas e formais, enfocando, através delas, o gênero. Para isso, no que se refere aos estudos de gênero, a fundamentação teórica consiste nas reflexões de Carson (1995), Scott (1995), entre outros autores; quanto à metodologia de ensino da literatura, consideram-se as perspectivas de abordagem do letramento literário, tal como o define Cosson (2016, 2014). A expectativa é de que a proposta didática sugerida auxilie os professores no árduo trabalho que é fazer da literatura um espaço amplo e plural de debates, sobretudo de temas polêmicos, incluindo o aluno nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "GÊNERO, ROTEIRO DE LEITURA, LYGIA BOJUNGA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1059_15032017202447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAÍZA DOS SANTOS SILVA " "autor_nome_curto" => "OTAÍZA SILVA " "autor_email" => "otaiza2014@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27426 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 392 "inscrito_id" => 1059 "titulo" => "LIÇÕES SOBRE GÊNERO: ENSINANDO E APRENDENDO COM “ANGÉLICA”, DE LYGIA BOJUNGA" "resumo" => "Sendo a sala de aula um ambiente propício para o diálogo de temas importantes e de impacto na sociedade, discutir gênero nesse espaço torna-se essencial, sobretudo em um país de relações desiguais entre os sexos, tanto materialmente quanto simbolicamente. Na literatura encontra-se um meio possível para essa discussão, tendo em vista que nela a realidade pode ser problematizada. No âmbito da literatura infantojuvenil, Lygia Bojunga se destaca por retratar temas polêmicos, especialmente as relações de gênero. Em Angélica (1975), observa-se o conflito das personagens em sua trajetória de constituição do masculino e do feminino, questionando esses lugares como naturais, absolutos e estanques. Nesse sentido, o presente trabalho propõe um roteiro de leitura dessa obra, com o objetivo de sistematizar didaticamente algumas questões temáticas e formais, enfocando, através delas, o gênero. Para isso, no que se refere aos estudos de gênero, a fundamentação teórica consiste nas reflexões de Carson (1995), Scott (1995), entre outros autores; quanto à metodologia de ensino da literatura, consideram-se as perspectivas de abordagem do letramento literário, tal como o define Cosson (2016, 2014). A expectativa é de que a proposta didática sugerida auxilie os professores no árduo trabalho que é fazer da literatura um espaço amplo e plural de debates, sobretudo de temas polêmicos, incluindo o aluno nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "GÊNERO, ROTEIRO DE LEITURA, LYGIA BOJUNGA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1059_15032017202447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAÍZA DOS SANTOS SILVA " "autor_nome_curto" => "OTAÍZA SILVA " "autor_email" => "otaiza2014@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }