Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O SABER A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUA, DUPLO ESTATUTO DO SABER, INTERAÇÃO VERBAL Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27540
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 904
    "titulo" => "O SABER A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA"
    "resumo" => "A importância do conhecimento e do domínio da didática na formação inicial de um professor já deveria ser uma questão resolvida, no entanto, esse tema ainda gera polêmica, fomentando investigações que servem de foco a pesquisas acadêmicas voltadas ao ensino e à aprendizagem. O pouco valor e espaço dado às disciplinas direcionadas à prática docente, ao saber para ensinar, via experimento e reflexão sobre diferentes metodologias, técnicas e o exercício da transposição didática, pode ser um dos principais indicadores da baixa qualidade na formação docente e no ensino/aprendizagem, aqui, no caso, de português, na rede escolar brasileira. Como professora formadora de professores de línguas, essa problemática tem sido tema de minha prática docente no âmbito do ensino e da pesquisa, pois acredito ser função do formador preparar o licenciando a ser capaz de fazer escolhas, de saber selecionar e usar diversos materiais didáticos, em especial, o livro didático; de planificar suas aulas; de criar dispositivos didáticos próprios a diferentes objetivos; de identificar modos de interagir com o aluno; de conhecer estratégias para avaliar a aprendizagem, enfim, de muni-lo com informações, recursos e estratégias que darão segurança a seu agir  profissional e qualidade ao ensino. O presente trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão teórica sobre a construção do saber na formação inicial do professor de língua, destacando o importante papel da didática nesse processo, buscando apontar caminhos que possam viabilizar uma formação e um ensino mais produtivo. Para tanto, norteamos nossa abordagem a partir da definição de língua como um processo constante de interação verbal, no qual alguém diz alguma coisa a outro alguém, com dada intenção, em determinadas circunstâncias discursivas. Quanto à formação do professor, tomamos como base o princípio defendido por didaticistas de que a profissão docente apresenta duplo estatuto, envolvendo o saber a ensinar e o saber para ensinar. Defendemos que essa dupla face precisa ser levada em conta no processo de formação desse profissional da educação. Então, ao estudar o saber sob sua face voltada ao objeto de ensino (a ensinar), defendemos que o professor de língua realizará um bom trabalho se selecionar o texto (gênero de texto) como ponto de partida e de chegada de seu trabalho com a linguagem/língua na sala de aula. Por conceber o ensino de língua como uma ação social, defendemos que ele seja desenvolvido como um processo de constante escuta, leitura/interpretação e de produção de textos, tanto oralmente quanto por escrito. Em contrapartida, ao estudar o saber sob a perspectiva de para ensinar, da ação específica do professor em aula, o conhecimento volta-se a reflexões sobre técnicas e práticas específicas desse agir social, tendo a Transposição Didática como ferramenta básica. Vemos a realização de pesquisas, projetos (interdisciplinares) e o diálogo com o professor em serviço como um dos caminhos que pode viabilizar mudança na abordagem do ensino de língua, na medida em que formarmos um professor pesquisador, questionador e crítico. Mas como colocar esse ponto de vista em prática? Realizamos nosso estudo na busca de respostas a essa questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUA, DUPLO ESTATUTO DO SABER, INTERAÇÃO VERBAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID904_18022017162953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDE INÊS WITTKE"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE WITTKE"
    "autor_email" => "cleideinesw@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27540
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 904
    "titulo" => "O SABER A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA"
    "resumo" => "A importância do conhecimento e do domínio da didática na formação inicial de um professor já deveria ser uma questão resolvida, no entanto, esse tema ainda gera polêmica, fomentando investigações que servem de foco a pesquisas acadêmicas voltadas ao ensino e à aprendizagem. O pouco valor e espaço dado às disciplinas direcionadas à prática docente, ao saber para ensinar, via experimento e reflexão sobre diferentes metodologias, técnicas e o exercício da transposição didática, pode ser um dos principais indicadores da baixa qualidade na formação docente e no ensino/aprendizagem, aqui, no caso, de português, na rede escolar brasileira. Como professora formadora de professores de línguas, essa problemática tem sido tema de minha prática docente no âmbito do ensino e da pesquisa, pois acredito ser função do formador preparar o licenciando a ser capaz de fazer escolhas, de saber selecionar e usar diversos materiais didáticos, em especial, o livro didático; de planificar suas aulas; de criar dispositivos didáticos próprios a diferentes objetivos; de identificar modos de interagir com o aluno; de conhecer estratégias para avaliar a aprendizagem, enfim, de muni-lo com informações, recursos e estratégias que darão segurança a seu agir  profissional e qualidade ao ensino. O presente trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão teórica sobre a construção do saber na formação inicial do professor de língua, destacando o importante papel da didática nesse processo, buscando apontar caminhos que possam viabilizar uma formação e um ensino mais produtivo. Para tanto, norteamos nossa abordagem a partir da definição de língua como um processo constante de interação verbal, no qual alguém diz alguma coisa a outro alguém, com dada intenção, em determinadas circunstâncias discursivas. Quanto à formação do professor, tomamos como base o princípio defendido por didaticistas de que a profissão docente apresenta duplo estatuto, envolvendo o saber a ensinar e o saber para ensinar. Defendemos que essa dupla face precisa ser levada em conta no processo de formação desse profissional da educação. Então, ao estudar o saber sob sua face voltada ao objeto de ensino (a ensinar), defendemos que o professor de língua realizará um bom trabalho se selecionar o texto (gênero de texto) como ponto de partida e de chegada de seu trabalho com a linguagem/língua na sala de aula. Por conceber o ensino de língua como uma ação social, defendemos que ele seja desenvolvido como um processo de constante escuta, leitura/interpretação e de produção de textos, tanto oralmente quanto por escrito. Em contrapartida, ao estudar o saber sob a perspectiva de para ensinar, da ação específica do professor em aula, o conhecimento volta-se a reflexões sobre técnicas e práticas específicas desse agir social, tendo a Transposição Didática como ferramenta básica. Vemos a realização de pesquisas, projetos (interdisciplinares) e o diálogo com o professor em serviço como um dos caminhos que pode viabilizar mudança na abordagem do ensino de língua, na medida em que formarmos um professor pesquisador, questionador e crítico. Mas como colocar esse ponto de vista em prática? Realizamos nosso estudo na busca de respostas a essa questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUA, DUPLO ESTATUTO DO SABER, INTERAÇÃO VERBAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID904_18022017162953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDE INÊS WITTKE"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDE WITTKE"
    "autor_email" => "cleideinesw@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A importância do conhecimento e do domínio da didática na formação inicial de um professor já deveria ser uma questão resolvida, no entanto, esse tema ainda gera polêmica, fomentando investigações que servem de foco a pesquisas acadêmicas voltadas ao ensino e à aprendizagem. O pouco valor e espaço dado às disciplinas direcionadas à prática docente, ao saber para ensinar, via experimento e reflexão sobre diferentes metodologias, técnicas e o exercício da transposição didática, pode ser um dos principais indicadores da baixa qualidade na formação docente e no ensino/aprendizagem, aqui, no caso, de português, na rede escolar brasileira. Como professora formadora de professores de línguas, essa problemática tem sido tema de minha prática docente no âmbito do ensino e da pesquisa, pois acredito ser função do formador preparar o licenciando a ser capaz de fazer escolhas, de saber selecionar e usar diversos materiais didáticos, em especial, o livro didático; de planificar suas aulas; de criar dispositivos didáticos próprios a diferentes objetivos; de identificar modos de interagir com o aluno; de conhecer estratégias para avaliar a aprendizagem, enfim, de muni-lo com informações, recursos e estratégias que darão segurança a seu agir profissional e qualidade ao ensino. O presente trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão teórica sobre a construção do saber na formação inicial do professor de língua, destacando o importante papel da didática nesse processo, buscando apontar caminhos que possam viabilizar uma formação e um ensino mais produtivo. Para tanto, norteamos nossa abordagem a partir da definição de língua como um processo constante de interação verbal, no qual alguém diz alguma coisa a outro alguém, com dada intenção, em determinadas circunstâncias discursivas. Quanto à formação do professor, tomamos como base o princípio defendido por didaticistas de que a profissão docente apresenta duplo estatuto, envolvendo o saber a ensinar e o saber para ensinar. Defendemos que essa dupla face precisa ser levada em conta no processo de formação desse profissional da educação. Então, ao estudar o saber sob sua face voltada ao objeto de ensino (a ensinar), defendemos que o professor de língua realizará um bom trabalho se selecionar o texto (gênero de texto) como ponto de partida e de chegada de seu trabalho com a linguagem/língua na sala de aula. Por conceber o ensino de língua como uma ação social, defendemos que ele seja desenvolvido como um processo de constante escuta, leitura/interpretação e de produção de textos, tanto oralmente quanto por escrito. Em contrapartida, ao estudar o saber sob a perspectiva de para ensinar, da ação específica do professor em aula, o conhecimento volta-se a reflexões sobre técnicas e práticas específicas desse agir social, tendo a Transposição Didática como ferramenta básica. Vemos a realização de pesquisas, projetos (interdisciplinares) e o diálogo com o professor em serviço como um dos caminhos que pode viabilizar mudança na abordagem do ensino de língua, na medida em que formarmos um professor pesquisador, questionador e crítico. Mas como colocar esse ponto de vista em prática? Realizamos nosso estudo na busca de respostas a essa questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.