Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PELO OLHAR ENTRE OS PARES: O FEEDBACK COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, FORMAÇÃO INICIAL, FEEDBACK Comunicação Oral (CO) GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DOCENTE Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho expõe um recorte referente ao Projeto de Extensão Língua Inglesa para a Comunidade, ofertado pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas – DLEM, situado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Vinculado ao FLUEX, o projeto tem como objetivo oferecer aulas de língua inglesa para a comunidade universitária (interna) e geral (externa), e promover ações que contribuam para a formação docente inicial, uma vez que são os alunos/as da graduação em Letras - Inglês os responsáveis por conduzir as aulas, sob a orientação de professores/tutores. Nesse prisma, a sala de aula constitui-se em um espaço de atuação que favorece a investigação e autorreflexão de práticas sociais e pedagógicas, auxiliando tanto no empoderamento do sujeito/cidadão por meio da facilitação de engajamento discursivo na língua alvo, quanto na constituição do gênero profissional “professor” (CLOT, 2007 [1999] apud MEDRADO, 2012). Dentro desse contexto de atuação, por mais que língua seja compreendida como um fenômeno de interação social, e por isso, há uma latente preocupação no que diz respeito ao desenvolvimento das competências linguísticas-comunicativas como Reading, Writing, Listening e Speaking, o professor-estagiário ainda lida com os aspectos pedagógicos, como o planejamento de aulas, fornecimento de instruções, agrupamento, monitoramento de atividades, utilização de ferramentas e tecnologias, gerenciamento de conflitos interpessoais, avaliação, os quais ainda são muito recentes nessa construção identitária. Desse modo, para nosso recorte, focaremos na habilidade de fornecimento e recebimento de feedback das atividades constituintes do exercício docente de um professor-estagiário em formação inicial pelo olhar de seus pares, ou seja, pelo olhar de outros alunos e alunas do Curso de Letras em igual situação. Faz-se essencial esclarecer que o conceito de feedback adotado nesse trabalho finca-se nos estudos das Habilidades Sociais Educativas (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001). Assim, o professor-estagiário convidou, em dias alternados, quatro outros discentes que também atuam em contextos de ensino de língua, para observar suas aulas e fornecerem feedbacks orais indicando os aspectos positivos e negativos na aula observadas, destacando os aspectos relativos à prática docente. Como resultado do trabalho, verificou-se que houve uma significativa reformulação das ações do fazer docente dentro de sala de aula, com base nos feedbacks fornecidos entre os pares, que puderam sem comprovadas em encontros posteriores, bem como o fortalecimento da construção identitária do professor.

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