Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O OLHAR DO GÊNERO CHARGE SOBRE O CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Palavra-chaves: PERSPECTIVA DIALÓGICA, GÊNERO, CHARGE, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Comunicação Oral (CO) GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27524
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 1531
    "titulo" => "O OLHAR DO GÊNERO CHARGE SOBRE O CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM"
    "resumo" => "Entre as inquietações atuais presentes na esfera universitária, destaca-se a problemática acerca do domínio das práticas de leitura e escrita pelos graduandos. Como uma atitude responsiva diante desses debates, produzimos este artigo, situado nos estudos da análise dialógica da linguagem, com o objetivo de apresentar uma proposta de atividade pautada nas relações dialógicas que constituem o gênero charge e como as formas discursivas deste combinam-se para alcançar o propósito da atividade comunicativa. Nesse sentido, o gênero, enquanto enunciado concreto, será concebido como um elo na cadeia enunciativa à medida que retoma discursos já ditos e remete a outros, assumindo uma atitude responsiva, já que são ilimitadas as possibilidades e desdobramentos nas interações humanas. Baseamo-nos, para tanto, em duas obras do Círculo, Bakhtin (1997, 2011), Voloshinov (2006), e nas pesquisas de importante estudiosos: Brait (2002), Faraco (2009), Machado (1997, 2001), Morson & Emerson (2008), Faïta (1997), Fiorin (2008), Rodrigues (2005), dentre outros. Com base na natureza qualitativo-interpretativa, analisaremos uma proposta de análise a partir do gênero charge, mais especificamente das que abordoram a polêmica das biografias não autorizadas, uma das principais temáticas abordadas pela mídia digital e televisiva no segundo semestre de 2013, com vistas no desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEWLY, 2004; BRONCKART, 2006) de universitários recém-ingressos e cursistas da disciplina Português Instrumental. Entre as constatações, evidenciamos que a análise do gênero discursivo charge, à luz da perpectiva dialógica, permite que os universitários reconheçam parte da complexa rede discursiva, a qual é constituída por enunciados que assumem uma atitude responsiva sobre a temática em questão, as biografias não autorizadas, e, portanto, desenvolvem razoavelmente as capacidades de linguagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "palavra_chave" => "PERSPECTIVA DIALÓGICA, GÊNERO, CHARGE, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1531_23032017233836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA FARIAS"
    "autor_email" => "lfrancisleyde@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27524
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 1531
    "titulo" => "O OLHAR DO GÊNERO CHARGE SOBRE O CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM"
    "resumo" => "Entre as inquietações atuais presentes na esfera universitária, destaca-se a problemática acerca do domínio das práticas de leitura e escrita pelos graduandos. Como uma atitude responsiva diante desses debates, produzimos este artigo, situado nos estudos da análise dialógica da linguagem, com o objetivo de apresentar uma proposta de atividade pautada nas relações dialógicas que constituem o gênero charge e como as formas discursivas deste combinam-se para alcançar o propósito da atividade comunicativa. Nesse sentido, o gênero, enquanto enunciado concreto, será concebido como um elo na cadeia enunciativa à medida que retoma discursos já ditos e remete a outros, assumindo uma atitude responsiva, já que são ilimitadas as possibilidades e desdobramentos nas interações humanas. Baseamo-nos, para tanto, em duas obras do Círculo, Bakhtin (1997, 2011), Voloshinov (2006), e nas pesquisas de importante estudiosos: Brait (2002), Faraco (2009), Machado (1997, 2001), Morson & Emerson (2008), Faïta (1997), Fiorin (2008), Rodrigues (2005), dentre outros. Com base na natureza qualitativo-interpretativa, analisaremos uma proposta de análise a partir do gênero charge, mais especificamente das que abordoram a polêmica das biografias não autorizadas, uma das principais temáticas abordadas pela mídia digital e televisiva no segundo semestre de 2013, com vistas no desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEWLY, 2004; BRONCKART, 2006) de universitários recém-ingressos e cursistas da disciplina Português Instrumental. Entre as constatações, evidenciamos que a análise do gênero discursivo charge, à luz da perpectiva dialógica, permite que os universitários reconheçam parte da complexa rede discursiva, a qual é constituída por enunciados que assumem uma atitude responsiva sobre a temática em questão, as biografias não autorizadas, e, portanto, desenvolvem razoavelmente as capacidades de linguagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "palavra_chave" => "PERSPECTIVA DIALÓGICA, GÊNERO, CHARGE, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL, PORTUGUÊS INSTRUMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1531_23032017233836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA FRANCISLEYDE PESSOA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA FARIAS"
    "autor_email" => "lfrancisleyde@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Entre as inquietações atuais presentes na esfera universitária, destaca-se a problemática acerca do domínio das práticas de leitura e escrita pelos graduandos. Como uma atitude responsiva diante desses debates, produzimos este artigo, situado nos estudos da análise dialógica da linguagem, com o objetivo de apresentar uma proposta de atividade pautada nas relações dialógicas que constituem o gênero charge e como as formas discursivas deste combinam-se para alcançar o propósito da atividade comunicativa. Nesse sentido, o gênero, enquanto enunciado concreto, será concebido como um elo na cadeia enunciativa à medida que retoma discursos já ditos e remete a outros, assumindo uma atitude responsiva, já que são ilimitadas as possibilidades e desdobramentos nas interações humanas. Baseamo-nos, para tanto, em duas obras do Círculo, Bakhtin (1997, 2011), Voloshinov (2006), e nas pesquisas de importante estudiosos: Brait (2002), Faraco (2009), Machado (1997, 2001), Morson & Emerson (2008), Faïta (1997), Fiorin (2008), Rodrigues (2005), dentre outros. Com base na natureza qualitativo-interpretativa, analisaremos uma proposta de análise a partir do gênero charge, mais especificamente das que abordoram a polêmica das biografias não autorizadas, uma das principais temáticas abordadas pela mídia digital e televisiva no segundo semestre de 2013, com vistas no desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEWLY, 2004; BRONCKART, 2006) de universitários recém-ingressos e cursistas da disciplina Português Instrumental. Entre as constatações, evidenciamos que a análise do gênero discursivo charge, à luz da perpectiva dialógica, permite que os universitários reconheçam parte da complexa rede discursiva, a qual é constituída por enunciados que assumem uma atitude responsiva sobre a temática em questão, as biografias não autorizadas, e, portanto, desenvolvem razoavelmente as capacidades de linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.