Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA, MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS, PIBID Comunicação Oral (CO) GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27324
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 1548
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS"
    "resumo" => "A educação linguística se modifica através da compreensão de que vivemos hoje em um mundo multissemiótico e de que é preciso entender este mundo (Brasil, 2004). A sociedade contemporânea demanda uma educação linguística que considere não apenas a letra, mas também sons, imagens, cores e etc.. Nesse sentido, a concepção de leitura também se modifica, pois se, antes, leitura significava apenas ler um texto escrito, hoje a leitura é multimodal (MATTOS, 2011).  Uma vez que a tecnologia propicia o surgimento de novos gêneros textuais - entidades sócio-discursivas que contribuem para ordenar as atividades comunicativas cotidianas - que integram diferentes semioses (MARCUSCHI, 2002), o trabalho didático de leitura através dos gêneros textuais multimodais é fundamental para a educação linguística. Além disso, o engajamento dos indivíduos em diversas práticas sociais também é uma exigência dessa sociedade. Para ter acesso a novas formas de trabalho, os estudantes precisam conhecer as linguagens envolvidas em tais formas de trabalho (KALANTZIS e COPE 1997, apud LANKSHEAR; KNOBEL, 2006). Consequentemente, o trabalho didático com diversos gêneros textuais contribui para o ensino dos multiletramentos de forma a capacitar o estudante a se engajar nas mais diversas práticas de linguagens. Este trabalho objetiva relatar uma abordagem de leitura em língua inglesa no contexto do PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino realizada com essa intenção. O corpus da pesquisa é composto por dois planos de aula, pelos recursos pedagógicos utilizados nas duas abordagens e pelos relatos reflexivos da professora bolsista sobre as aulas em questão. Os resultados sinalizam que o ensino de leitura em língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos e por meio de gêneros textuais multimodais contribui para uma formação leitora significativa no que diz respeito às exigências da vida cotidiana dos aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA, MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1548_23032017195555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAQUEL ALVES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL MOREIRA"
    "autor_email" => "xxquelxx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27324
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 1548
    "titulo" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS"
    "resumo" => "A educação linguística se modifica através da compreensão de que vivemos hoje em um mundo multissemiótico e de que é preciso entender este mundo (Brasil, 2004). A sociedade contemporânea demanda uma educação linguística que considere não apenas a letra, mas também sons, imagens, cores e etc.. Nesse sentido, a concepção de leitura também se modifica, pois se, antes, leitura significava apenas ler um texto escrito, hoje a leitura é multimodal (MATTOS, 2011).  Uma vez que a tecnologia propicia o surgimento de novos gêneros textuais - entidades sócio-discursivas que contribuem para ordenar as atividades comunicativas cotidianas - que integram diferentes semioses (MARCUSCHI, 2002), o trabalho didático de leitura através dos gêneros textuais multimodais é fundamental para a educação linguística. Além disso, o engajamento dos indivíduos em diversas práticas sociais também é uma exigência dessa sociedade. Para ter acesso a novas formas de trabalho, os estudantes precisam conhecer as linguagens envolvidas em tais formas de trabalho (KALANTZIS e COPE 1997, apud LANKSHEAR; KNOBEL, 2006). Consequentemente, o trabalho didático com diversos gêneros textuais contribui para o ensino dos multiletramentos de forma a capacitar o estudante a se engajar nas mais diversas práticas de linguagens. Este trabalho objetiva relatar uma abordagem de leitura em língua inglesa no contexto do PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino realizada com essa intenção. O corpus da pesquisa é composto por dois planos de aula, pelos recursos pedagógicos utilizados nas duas abordagens e pelos relatos reflexivos da professora bolsista sobre as aulas em questão. Os resultados sinalizam que o ensino de leitura em língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos e por meio de gêneros textuais multimodais contribui para uma formação leitora significativa no que diz respeito às exigências da vida cotidiana dos aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA, MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1548_23032017195555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAQUEL ALVES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL MOREIRA"
    "autor_email" => "xxquelxx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A educação linguística se modifica através da compreensão de que vivemos hoje em um mundo multissemiótico e de que é preciso entender este mundo (Brasil, 2004). A sociedade contemporânea demanda uma educação linguística que considere não apenas a letra, mas também sons, imagens, cores e etc.. Nesse sentido, a concepção de leitura também se modifica, pois se, antes, leitura significava apenas ler um texto escrito, hoje a leitura é multimodal (MATTOS, 2011). Uma vez que a tecnologia propicia o surgimento de novos gêneros textuais - entidades sócio-discursivas que contribuem para ordenar as atividades comunicativas cotidianas - que integram diferentes semioses (MARCUSCHI, 2002), o trabalho didático de leitura através dos gêneros textuais multimodais é fundamental para a educação linguística. Além disso, o engajamento dos indivíduos em diversas práticas sociais também é uma exigência dessa sociedade. Para ter acesso a novas formas de trabalho, os estudantes precisam conhecer as linguagens envolvidas em tais formas de trabalho (KALANTZIS e COPE 1997, apud LANKSHEAR; KNOBEL, 2006). Consequentemente, o trabalho didático com diversos gêneros textuais contribui para o ensino dos multiletramentos de forma a capacitar o estudante a se engajar nas mais diversas práticas de linguagens. Este trabalho objetiva relatar uma abordagem de leitura em língua inglesa no contexto do PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino realizada com essa intenção. O corpus da pesquisa é composto por dois planos de aula, pelos recursos pedagógicos utilizados nas duas abordagens e pelos relatos reflexivos da professora bolsista sobre as aulas em questão. Os resultados sinalizam que o ensino de leitura em língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos e por meio de gêneros textuais multimodais contribui para uma formação leitora significativa no que diz respeito às exigências da vida cotidiana dos aprendizes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.