ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27324 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 1548 "titulo" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS" "resumo" => "A educação linguística se modifica através da compreensão de que vivemos hoje em um mundo multissemiótico e de que é preciso entender este mundo (Brasil, 2004). A sociedade contemporânea demanda uma educação linguística que considere não apenas a letra, mas também sons, imagens, cores e etc.. Nesse sentido, a concepção de leitura também se modifica, pois se, antes, leitura significava apenas ler um texto escrito, hoje a leitura é multimodal (MATTOS, 2011). Uma vez que a tecnologia propicia o surgimento de novos gêneros textuais - entidades sócio-discursivas que contribuem para ordenar as atividades comunicativas cotidianas - que integram diferentes semioses (MARCUSCHI, 2002), o trabalho didático de leitura através dos gêneros textuais multimodais é fundamental para a educação linguística. Além disso, o engajamento dos indivíduos em diversas práticas sociais também é uma exigência dessa sociedade. Para ter acesso a novas formas de trabalho, os estudantes precisam conhecer as linguagens envolvidas em tais formas de trabalho (KALANTZIS e COPE 1997, apud LANKSHEAR; KNOBEL, 2006). Consequentemente, o trabalho didático com diversos gêneros textuais contribui para o ensino dos multiletramentos de forma a capacitar o estudante a se engajar nas mais diversas práticas de linguagens. Este trabalho objetiva relatar uma abordagem de leitura em língua inglesa no contexto do PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino realizada com essa intenção. O corpus da pesquisa é composto por dois planos de aula, pelos recursos pedagógicos utilizados nas duas abordagens e pelos relatos reflexivos da professora bolsista sobre as aulas em questão. Os resultados sinalizam que o ensino de leitura em língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos e por meio de gêneros textuais multimodais contribui para uma formação leitora significativa no que diz respeito às exigências da vida cotidiana dos aprendizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA, MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1548_23032017195555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RAQUEL ALVES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL MOREIRA" "autor_email" => "xxquelxx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27324 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 1548 "titulo" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS" "resumo" => "A educação linguística se modifica através da compreensão de que vivemos hoje em um mundo multissemiótico e de que é preciso entender este mundo (Brasil, 2004). A sociedade contemporânea demanda uma educação linguística que considere não apenas a letra, mas também sons, imagens, cores e etc.. Nesse sentido, a concepção de leitura também se modifica, pois se, antes, leitura significava apenas ler um texto escrito, hoje a leitura é multimodal (MATTOS, 2011). Uma vez que a tecnologia propicia o surgimento de novos gêneros textuais - entidades sócio-discursivas que contribuem para ordenar as atividades comunicativas cotidianas - que integram diferentes semioses (MARCUSCHI, 2002), o trabalho didático de leitura através dos gêneros textuais multimodais é fundamental para a educação linguística. Além disso, o engajamento dos indivíduos em diversas práticas sociais também é uma exigência dessa sociedade. Para ter acesso a novas formas de trabalho, os estudantes precisam conhecer as linguagens envolvidas em tais formas de trabalho (KALANTZIS e COPE 1997, apud LANKSHEAR; KNOBEL, 2006). Consequentemente, o trabalho didático com diversos gêneros textuais contribui para o ensino dos multiletramentos de forma a capacitar o estudante a se engajar nas mais diversas práticas de linguagens. Este trabalho objetiva relatar uma abordagem de leitura em língua inglesa no contexto do PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino realizada com essa intenção. O corpus da pesquisa é composto por dois planos de aula, pelos recursos pedagógicos utilizados nas duas abordagens e pelos relatos reflexivos da professora bolsista sobre as aulas em questão. Os resultados sinalizam que o ensino de leitura em língua inglesa sob a perspectiva dos multiletramentos e por meio de gêneros textuais multimodais contribui para uma formação leitora significativa no que diz respeito às exigências da vida cotidiana dos aprendizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA, MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1548_23032017195555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RAQUEL ALVES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL MOREIRA" "autor_email" => "xxquelxx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }