O BLOG COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA UM CURRÍCULO MULTICULTURAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27469 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 666 "titulo" => "O BLOG COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA UM CURRÍCULO MULTICULTURAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da escola e a da realidade social na qual está inserida, abordando questões concernentes à formação docente e currículo, e sugere uma metodologia articulada à proposição de currículo inclusivo, que favoreça o ensino e a aprendizagem, trazendo para o cotidiano escolar a prática social dos atores escolares. É uma proposta que busca atender à questão: como abrir espaço para o diálogo entre as diferenças dentro da escola buscando uma ressignificação curricular, superando as lacunas existentes entre o currículo proposto e o vivido? Para isto, indicamos a produção de um blog por professores e estudantes das nossas escolas, incluindo a multiculturalidade e diversidade como tema e buscando articular a metodologia à questão do currículo, suas lacunas e possibilidades, tendo em vista o hiato que existe entre o currículo proposto e o praticado. Justificamos que a elaboração de um blog é uma metodologia viável, visto que as dificuldades de acesso a computadores da escola são minimizadas pelo uso dos celulares, que evidencia o conteúdo ético da autoria, da produção em lugar da apropriação compreendendo os limites entre a referência e a cópia, do compartilhamento de saberes buscando rigor científico, da prática coletiva de reflexão. Propomos o blog como uma ferramenta pedagógica, um instrumento de ressignificação curricular, oportunizando a discussão e articulação do currículo, dos saberes disciplinares de sala de aula com as questões vivenciais dos estudantes, das juventudes multifacetadas presentes em nossas escolas. A construção do blog objetiva valorizar a produção dos alunos, socializando seus trabalhos não apenas no âmbito da escola, mas também fora dela, como também aumentar as possibilidades de acesso a informações de qualidade, no sentido de ampliar o referencial de informações analisadas, permitindo o exercício da autoria e coautoria. Enxergamos o Blog como uma metodologia com grande potencial, pois nele podemos discutir temas silenciados na escola e assim atender as demandas dos alunos, da escola e da comunidade. Dessa forma, antes mesmo de aplicar nas turmas de estudantes de nossas escolas, e na perspectiva de utilizar o blog para falar acerca da temática sobre diversidade na construção de um currículo na perspectiva multicultural, construímos o blog Diversedu. Nele, unimos a palavra diversidade e educação e, através dele, pretendemos exercitar a utilização do blog como uma metodologia que favorece o debate de temas silenciados no currículo proposto, mas que se fazem necessários, frente às demandas dos alunos, já no currículo que é praticado; temas que envolvem a diversidade cultural como religião, etnia, racismo, violência, gênero e sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE, BLOG, DIVERSIDADE CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID666_14032017233935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA FARIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA FARIAS" "autor_email" => "luciafariasgente@yahoo.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27469 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 666 "titulo" => "O BLOG COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA UM CURRÍCULO MULTICULTURAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da escola e a da realidade social na qual está inserida, abordando questões concernentes à formação docente e currículo, e sugere uma metodologia articulada à proposição de currículo inclusivo, que favoreça o ensino e a aprendizagem, trazendo para o cotidiano escolar a prática social dos atores escolares. É uma proposta que busca atender à questão: como abrir espaço para o diálogo entre as diferenças dentro da escola buscando uma ressignificação curricular, superando as lacunas existentes entre o currículo proposto e o vivido? Para isto, indicamos a produção de um blog por professores e estudantes das nossas escolas, incluindo a multiculturalidade e diversidade como tema e buscando articular a metodologia à questão do currículo, suas lacunas e possibilidades, tendo em vista o hiato que existe entre o currículo proposto e o praticado. Justificamos que a elaboração de um blog é uma metodologia viável, visto que as dificuldades de acesso a computadores da escola são minimizadas pelo uso dos celulares, que evidencia o conteúdo ético da autoria, da produção em lugar da apropriação compreendendo os limites entre a referência e a cópia, do compartilhamento de saberes buscando rigor científico, da prática coletiva de reflexão. Propomos o blog como uma ferramenta pedagógica, um instrumento de ressignificação curricular, oportunizando a discussão e articulação do currículo, dos saberes disciplinares de sala de aula com as questões vivenciais dos estudantes, das juventudes multifacetadas presentes em nossas escolas. A construção do blog objetiva valorizar a produção dos alunos, socializando seus trabalhos não apenas no âmbito da escola, mas também fora dela, como também aumentar as possibilidades de acesso a informações de qualidade, no sentido de ampliar o referencial de informações analisadas, permitindo o exercício da autoria e coautoria. Enxergamos o Blog como uma metodologia com grande potencial, pois nele podemos discutir temas silenciados na escola e assim atender as demandas dos alunos, da escola e da comunidade. Dessa forma, antes mesmo de aplicar nas turmas de estudantes de nossas escolas, e na perspectiva de utilizar o blog para falar acerca da temática sobre diversidade na construção de um currículo na perspectiva multicultural, construímos o blog Diversedu. Nele, unimos a palavra diversidade e educação e, através dele, pretendemos exercitar a utilização do blog como uma metodologia que favorece o debate de temas silenciados no currículo proposto, mas que se fazem necessários, frente às demandas dos alunos, já no currículo que é praticado; temas que envolvem a diversidade cultural como religião, etnia, racismo, violência, gênero e sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE, BLOG, DIVERSIDADE CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID666_14032017233935.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA FARIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA FARIAS" "autor_email" => "luciafariasgente@yahoo.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }