SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA
NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA
O presente estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi realizado na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus I), através de um projeto de extensão intitulado “Let’s speak English: experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa na maturidade”, cujo propósito é a (re) inserção da pessoa idosa nos diversos âmbitos sociais por meio da aprendizagem da referida língua estrangeira. Diante desse contexto, desenvolvemos este trabalho com o objetivo geral de analisar as implicações da elaboração e implementação de uma Sequência Didática (SD) e de relatos de aula na promoção da postura reflexiva dos docentes envolvidos. Para isso, delineamos como objetivos específicos: (i) identificar na SD as escolhas pedagógicas reveladoras da postura reflexiva dos docentes; (ii) verificar nos relatos, de que forma os professores demonstram sua prática reflexiva. Os dados foram gerados a partir da produção e execução de uma SD e de relatos reflexivos escritos semanalmente pelos extensionistas do referido projeto. Fundamentamos o nosso trabalho, principalmente, em Dolz et. al (2004), para os quais a SD representa um instrumento didático para o estudo e produção de gênero textuais sob a perspectiva da língua como comunicação; e Schön (1992), o qual discute a respeito da importância de formar professores como profissionais reflexivos. Os resultados apontam que a utilização da SD, assim como a prática da reflexão por parte dos docentes revelaram-se como caminhos adequados no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos idosos através do uso contextualizado e significativo da língua inglesa desencadeando na interação com outros falantes de inglês como língua estrangeira.