Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICA REFLEXIVA, RELATOS DE AULA Comunicação Oral (CO) GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27640
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA"
    "resumo" => """
      SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA \r\n
      NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA\r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi realizado na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus I), através de um projeto de extensão intitulado “Let’s speak English: experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa na maturidade”, cujo propósito é a (re) inserção da pessoa idosa nos diversos âmbitos sociais por meio da aprendizagem da referida língua estrangeira. Diante desse contexto, desenvolvemos este trabalho com o objetivo geral de analisar as implicações da elaboração e implementação de uma Sequência Didática (SD) e de relatos de aula na promoção da postura reflexiva dos docentes envolvidos. Para isso, delineamos como objetivos específicos: (i) identificar na SD as escolhas pedagógicas reveladoras da postura reflexiva dos docentes; (ii) verificar nos relatos, de que forma os professores demonstram sua prática reflexiva. Os dados foram gerados a partir da produção e execução de uma SD e de relatos reflexivos escritos semanalmente pelos extensionistas do referido projeto. Fundamentamos o nosso trabalho, principalmente, em Dolz et. al (2004), para os quais a SD representa um instrumento didático para o estudo e produção de gênero textuais sob a perspectiva da língua como comunicação; e Schön (1992), o qual discute a respeito da importância de formar professores como profissionais reflexivos. Os resultados apontam que a utilização da SD, assim como a prática da reflexão por parte dos docentes revelaram-se como caminhos adequados no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos idosos através do uso contextualizado e significativo da língua inglesa desencadeando na interação com outros falantes de inglês como língua estrangeira.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICA REFLEXIVA, RELATOS DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1505_23032017232035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGLAYTON BARREIRO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "EDGLAYTON "
    "autor_email" => "edglayton@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27640
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA"
    "resumo" => """
      SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA \r\n
      NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA\r\n
      \r\n
      \r\n
      O presente estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi realizado na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus I), através de um projeto de extensão intitulado “Let’s speak English: experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa na maturidade”, cujo propósito é a (re) inserção da pessoa idosa nos diversos âmbitos sociais por meio da aprendizagem da referida língua estrangeira. Diante desse contexto, desenvolvemos este trabalho com o objetivo geral de analisar as implicações da elaboração e implementação de uma Sequência Didática (SD) e de relatos de aula na promoção da postura reflexiva dos docentes envolvidos. Para isso, delineamos como objetivos específicos: (i) identificar na SD as escolhas pedagógicas reveladoras da postura reflexiva dos docentes; (ii) verificar nos relatos, de que forma os professores demonstram sua prática reflexiva. Os dados foram gerados a partir da produção e execução de uma SD e de relatos reflexivos escritos semanalmente pelos extensionistas do referido projeto. Fundamentamos o nosso trabalho, principalmente, em Dolz et. al (2004), para os quais a SD representa um instrumento didático para o estudo e produção de gênero textuais sob a perspectiva da língua como comunicação; e Schön (1992), o qual discute a respeito da importância de formar professores como profissionais reflexivos. Os resultados apontam que a utilização da SD, assim como a prática da reflexão por parte dos docentes revelaram-se como caminhos adequados no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos idosos através do uso contextualizado e significativo da língua inglesa desencadeando na interação com outros falantes de inglês como língua estrangeira.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PRÁTICA REFLEXIVA, RELATOS DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1505_23032017232035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGLAYTON BARREIRO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "EDGLAYTON "
    "autor_email" => "edglayton@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA O presente estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi realizado na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus I), através de um projeto de extensão intitulado “Let’s speak English: experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa na maturidade”, cujo propósito é a (re) inserção da pessoa idosa nos diversos âmbitos sociais por meio da aprendizagem da referida língua estrangeira. Diante desse contexto, desenvolvemos este trabalho com o objetivo geral de analisar as implicações da elaboração e implementação de uma Sequência Didática (SD) e de relatos de aula na promoção da postura reflexiva dos docentes envolvidos. Para isso, delineamos como objetivos específicos: (i) identificar na SD as escolhas pedagógicas reveladoras da postura reflexiva dos docentes; (ii) verificar nos relatos, de que forma os professores demonstram sua prática reflexiva. Os dados foram gerados a partir da produção e execução de uma SD e de relatos reflexivos escritos semanalmente pelos extensionistas do referido projeto. Fundamentamos o nosso trabalho, principalmente, em Dolz et. al (2004), para os quais a SD representa um instrumento didático para o estudo e produção de gênero textuais sob a perspectiva da língua como comunicação; e Schön (1992), o qual discute a respeito da importância de formar professores como profissionais reflexivos. Os resultados apontam que a utilização da SD, assim como a prática da reflexão por parte dos docentes revelaram-se como caminhos adequados no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos idosos através do uso contextualizado e significativo da língua inglesa desencadeando na interação com outros falantes de inglês como língua estrangeira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.