O IMAGINÁRIO LITERÁRIO EM DUAS NARRATIVAS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL AMAZONENSE
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Para tanto, tomar-se-á como teórico de base Gilbert Durand, discípulo de Gaston Bachelard, pois se considera como fundamental para o esclarecimento do que vem ser o imaginário e de como ele se inscreve e se ressignifica nos regimes das imagens. Como dito antes, Durand foi discípulo de Bachelard e sua importância reside no fato de ele ter sistematizado os estudos de seu mestre, permitindo assim uma melhor compreensão acerca do imaginário quando este o categoriza em dois regimes: o noturno e o diurno. É Durand também que nos diz que os significados em torno do imaginário não são estantes nem tampouco homogêneos. Para ele, cada sociedade cria seu imaginário e atribui um significado conforme seus valores, suas crenças e seu modo de ver o mundo. Daí que a interpretação do texto literário, na perspectiva do imaginário literário, dependa muito do contexto histórico e social no qual as imagens se inscrevem e da bacia semântica produzida pelo grupo social em torno dessas imagens. 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