CALIXTO, Waldir Kennedy Nunes et al.. O uso do gênero conto no ensino de língua inglesa. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27558>. Acesso em: 26/12/2024 11:10
O presente trabalho se trata do uso do gênero conto no ensino de língua inglesa a partir da experiência do PIBID Letras-Inglês, uma vez que esse gênero textual nos permite traçar um diálogo entre a literatura e a gramática, bem como auxilia na formação de alunos leitores. Ademais, tal metodologia nos permite escapar das práticas tradicionais de ensino de línguas buscando priorizar uma abordagem interativa e colaborativa, de modo que se torna possível fazer uso de um gênero textual diferente do qual os discentes estão habituados. Nesse sentido, a nossa pesquisa buscou inserir a literatura como ferramenta de ensino nas escolas, uma vez que essa importante parte da cultura da língua é ignorada e esquecida nas aulas de língua inglesa ao invés de ser imposta para o contexto de sala de aula aliada a realidade do aluno, desta forma possibilitando uma alteração nas práticas tradicionais de ensino. Para tal, usamos o conto "Story of an hour", da escritora americana Kate Chopin, e a partir da leitura do devido conto, os alunos responderam a um questionário referente à narrativa, compuseram um vocabulário feito por eles mesmos e, além disso, identificaram os grupos nominais presentes na história, dialogando e assim aguçando a consciência crítica, desta forma, ainda fazendo paralelo com o conteúdo visto anteriormente em sala. Cumpre notar também que tal experiência apenas se tornou possível através do projeto PIBID (Programa de Iniciação à Docência), que busca por abordagens inovadoras no ensino de língua estrangeira, e nos permite traçar iniciativas que contribuem para a edificação de um ensino de língua inglesa cada vez melhor e inovador.