O USO DO GÊNERO CONTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27558 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "O USO DO GÊNERO CONTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente trabalho se trata do uso do gênero conto no ensino de língua inglesa a partir da experiência do PIBID Letras-Inglês, uma vez que esse gênero textual nos permite traçar um diálogo entre a literatura e a gramática, bem como auxilia na formação de alunos leitores. Ademais, tal metodologia nos permite escapar das práticas tradicionais de ensino de línguas buscando priorizar uma abordagem interativa e colaborativa, de modo que se torna possível fazer uso de um gênero textual diferente do qual os discentes estão habituados. Nesse sentido, a nossa pesquisa buscou inserir a literatura como ferramenta de ensino nas escolas, uma vez que essa importante parte da cultura da língua é ignorada e esquecida nas aulas de língua inglesa ao invés de ser imposta para o contexto de sala de aula aliada a realidade do aluno, desta forma possibilitando uma alteração nas práticas tradicionais de ensino. Para tal, usamos o conto "Story of an hour", da escritora americana Kate Chopin, e a partir da leitura do devido conto, os alunos responderam a um questionário referente à narrativa, compuseram um vocabulário feito por eles mesmos e, além disso, identificaram os grupos nominais presentes na história, dialogando e assim aguçando a consciência crítica, desta forma, ainda fazendo paralelo com o conteúdo visto anteriormente em sala. Cumpre notar também que tal experiência apenas se tornou possível através do projeto PIBID (Programa de Iniciação à Docência), que busca por abordagens inovadoras no ensino de língua estrangeira, e nos permite traçar iniciativas que contribuem para a edificação de um ensino de língua inglesa cada vez melhor e inovador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, GÊNERO CONTO, METODOLOGIA, KATE CHOPIN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID657_15032017161638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDIR KENNEDY NUNES CALIXTO" "autor_nome_curto" => "KENNEDY NUNES" "autor_email" => "kennedycalixto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27558 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "O USO DO GÊNERO CONTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente trabalho se trata do uso do gênero conto no ensino de língua inglesa a partir da experiência do PIBID Letras-Inglês, uma vez que esse gênero textual nos permite traçar um diálogo entre a literatura e a gramática, bem como auxilia na formação de alunos leitores. Ademais, tal metodologia nos permite escapar das práticas tradicionais de ensino de línguas buscando priorizar uma abordagem interativa e colaborativa, de modo que se torna possível fazer uso de um gênero textual diferente do qual os discentes estão habituados. Nesse sentido, a nossa pesquisa buscou inserir a literatura como ferramenta de ensino nas escolas, uma vez que essa importante parte da cultura da língua é ignorada e esquecida nas aulas de língua inglesa ao invés de ser imposta para o contexto de sala de aula aliada a realidade do aluno, desta forma possibilitando uma alteração nas práticas tradicionais de ensino. Para tal, usamos o conto "Story of an hour", da escritora americana Kate Chopin, e a partir da leitura do devido conto, os alunos responderam a um questionário referente à narrativa, compuseram um vocabulário feito por eles mesmos e, além disso, identificaram os grupos nominais presentes na história, dialogando e assim aguçando a consciência crítica, desta forma, ainda fazendo paralelo com o conteúdo visto anteriormente em sala. Cumpre notar também que tal experiência apenas se tornou possível através do projeto PIBID (Programa de Iniciação à Docência), que busca por abordagens inovadoras no ensino de língua estrangeira, e nos permite traçar iniciativas que contribuem para a edificação de um ensino de língua inglesa cada vez melhor e inovador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, GÊNERO CONTO, METODOLOGIA, KATE CHOPIN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID657_15032017161638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDIR KENNEDY NUNES CALIXTO" "autor_nome_curto" => "KENNEDY NUNES" "autor_email" => "kennedycalixto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }