O COMENTÁRIO DE OPINIÃO E OS GÊNEROS DIGITAIS: A CONSTRUÇÃO DOS TEXTOS MIDIÁTICOS EM SALA DE AULA
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Com o constante avanço tecnológico e viabilização dos meios de comunicação, as redes sociais têm sido importantes ferramentas de interação social, promovendo a abertura dos gêneros convencionais, por assim dizer, para os gêneros digitais ou virtuais, onde a flexibilidade e a possibilidade de modificação em tempo real são permitidas. Porém, levando-se em consideração a emergência desses textos e a mobilidade de sua constituição, nem sempre podemos afirmar que se trata de um gênero com características fixas, recorrentemente estanques ou prevalentes. O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão teórico-crítica a respeito dos textos de comentário de opinião abordados em alguns materiais de ensino (o livro didático, por exemplo) como um gênero digital, apresentando-o como um modelo padronizado, e sua relação com a internet e mídias sociais, a partir de uma análise consonante com a teoria da tipologia dos gêneros e sua abordagem em sala de aula. 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