Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DESAFIO PARA A GESTÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, GESTÃO EM SALA DE AULA, DESAFIOS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27354
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 252
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DESAFIO PARA A GESTÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A sociedade pós-contemporânea propõe desafios para o contexto educacional, os quais envolvem a comunidade escolar, e, sobretudo, o professor, gestor da sala de aula. Tais desafios decorrem das mudanças e exigências do alunado, que tem apresentado novas necessidades. Nesse contexto, cabe ao professor procurar melhorar sua prática pedagógica e viabilizar recursos e métodos que sejam mais eficientes para a gestão em sala de aula. A fim de minimizar esses impactos, a escola precisa propiciar ao seu corpo docente uma formação continuada, tendo em vista que o (in)sucesso na qualidade da educação afeta diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa objetiva promover uma discussão acerca da importância da formação continuada para a gestão da sala de aula, e de maneira específica, destacar os efeitos da formação continuada na ação dos docentes e reafirmar o papel da escola como principal contribuidora nesse processo. O desenvolvimento da pesquisa deu-se a partir de um trabalho de campo com observações in lócus e revisões bibliográficas que reforçam os dados coletados ao longo do processo.  As reflexões aqui discutidas aportam-se teoricamente em NÓVOA (1992), que enfatiza a importância dos saberes experienciais produzidos no exercício da docência; e em CANDAU (1996), que destaca a escola como local privilegiado na formação continuada dos professores, alegando que esse processo precisa ser reflexivo, especialmente capaz de identificar problemas e buscar soluções. A pesquisa evidencia a formação continuada como contribuição positiva para que o professor possa desempenhar suas atividades com autonomia, oferecendo uma educação significativa. Contudo, esses resultados só serão alcançados a partir da disposição do docente em transformar seu fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, GESTÃO EM SALA DE AULA, DESAFIOS EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1003_14032017174519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERMANA ESMERINA DINIZ FALCÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERMANA DINIZ"
    "autor_email" => "germanadiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27354
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 252
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DESAFIO PARA A GESTÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "A sociedade pós-contemporânea propõe desafios para o contexto educacional, os quais envolvem a comunidade escolar, e, sobretudo, o professor, gestor da sala de aula. Tais desafios decorrem das mudanças e exigências do alunado, que tem apresentado novas necessidades. Nesse contexto, cabe ao professor procurar melhorar sua prática pedagógica e viabilizar recursos e métodos que sejam mais eficientes para a gestão em sala de aula. A fim de minimizar esses impactos, a escola precisa propiciar ao seu corpo docente uma formação continuada, tendo em vista que o (in)sucesso na qualidade da educação afeta diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa objetiva promover uma discussão acerca da importância da formação continuada para a gestão da sala de aula, e de maneira específica, destacar os efeitos da formação continuada na ação dos docentes e reafirmar o papel da escola como principal contribuidora nesse processo. O desenvolvimento da pesquisa deu-se a partir de um trabalho de campo com observações in lócus e revisões bibliográficas que reforçam os dados coletados ao longo do processo.  As reflexões aqui discutidas aportam-se teoricamente em NÓVOA (1992), que enfatiza a importância dos saberes experienciais produzidos no exercício da docência; e em CANDAU (1996), que destaca a escola como local privilegiado na formação continuada dos professores, alegando que esse processo precisa ser reflexivo, especialmente capaz de identificar problemas e buscar soluções. A pesquisa evidencia a formação continuada como contribuição positiva para que o professor possa desempenhar suas atividades com autonomia, oferecendo uma educação significativa. Contudo, esses resultados só serão alcançados a partir da disposição do docente em transformar seu fazer pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, GESTÃO EM SALA DE AULA, DESAFIOS EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1003_14032017174519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERMANA ESMERINA DINIZ FALCÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERMANA DINIZ"
    "autor_email" => "germanadiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A sociedade pós-contemporânea propõe desafios para o contexto educacional, os quais envolvem a comunidade escolar, e, sobretudo, o professor, gestor da sala de aula. Tais desafios decorrem das mudanças e exigências do alunado, que tem apresentado novas necessidades. Nesse contexto, cabe ao professor procurar melhorar sua prática pedagógica e viabilizar recursos e métodos que sejam mais eficientes para a gestão em sala de aula. A fim de minimizar esses impactos, a escola precisa propiciar ao seu corpo docente uma formação continuada, tendo em vista que o (in)sucesso na qualidade da educação afeta diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a presente pesquisa objetiva promover uma discussão acerca da importância da formação continuada para a gestão da sala de aula, e de maneira específica, destacar os efeitos da formação continuada na ação dos docentes e reafirmar o papel da escola como principal contribuidora nesse processo. O desenvolvimento da pesquisa deu-se a partir de um trabalho de campo com observações in lócus e revisões bibliográficas que reforçam os dados coletados ao longo do processo. As reflexões aqui discutidas aportam-se teoricamente em NÓVOA (1992), que enfatiza a importância dos saberes experienciais produzidos no exercício da docência; e em CANDAU (1996), que destaca a escola como local privilegiado na formação continuada dos professores, alegando que esse processo precisa ser reflexivo, especialmente capaz de identificar problemas e buscar soluções. A pesquisa evidencia a formação continuada como contribuição positiva para que o professor possa desempenhar suas atividades com autonomia, oferecendo uma educação significativa. Contudo, esses resultados só serão alcançados a partir da disposição do docente em transformar seu fazer pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.