Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E SABERES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E NO ASPECTO DA SAÚDE PARA AS PESSOAS IDOSAS.

Palavra-chaves: SAÚDE, PESSOAS IDOSAS, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27148
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 587
    "inscrito_id" => 917
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E SABERES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E NO ASPECTO DA SAÚDE PARA AS PESSOAS IDOSAS."
    "resumo" => """
      O presente trabalho vem retratar a importância da memória e dos saberes das pessoas idosas para melhorar a qualidade de vida e apontar os principais aspectos que interfere na busca pela melhoria da saúde. Durante o II CINTED – II Congresso de Educação Inclusiva e II Jornada Brasileira de Educação Inclusiva observou-se o envolvimento e empenho das pessoas idosas que fazem parte da UAMA (Universidade Aberta à Maturidade – UEPB), ao se prepararem para exporem suas memórias e saberes, os fazendo se sentirem incluídos no ambiente acadêmico e social. A Organização Mundial de Saúde – OMS, define saúde como sendo o estado de completo bem estar físico, mental e social.  Logo, saúde transcende a ausência de doença e afecções. Tendo em vista essa definição, buscou-se analisar a disposição física, mental e social do grupo envolvido na realização das atividades de dramatização, canto e exposição dos objetos que retratavam as suas lembranças de escola. Concluímos que no momento da apresentação do projeto já pode-se observar mudanças significativas entre os participantes a comunicação mudou e todos quiseram expor suas memórias e lembranças não apenas como demonstrar suas habilidades, mais também como meio de interligar gerações e mostrar a sociedade que eles estão inseridos, na mesma, e ajudaram a construí-la. Registra-se que durante todo o processo de montagem e execução do projeto todos os envolvidos apresentaram-se com disposição física e mental apropriados para a realização das atividades. Em relação a qualidade de vida, observou-se que o envolvimento social interfere no estilo de vida, o qual buscavam se adaptar as novas tecnologias para a interação e comunicação, o que interfere de forma saudável para a busca da melhoria da qualidade de vida, tendo em vista a facilidade de acesso a informação sobre saúde, alimentação e estilo de vida saudável. A realização do projeto ultrapassou todas as expectativas em relação as pessoas idosas e constatamos que eles são capazes de compartilhar seus conhecimentos, memorias e saberes de forma intergeracional se utilizando do multiletramento, perpassando os diferentes saberes e linguagens. Nesse sentido, o idoso precisa de um espaço que possa viver à sua maioridade, e mesmo com as adversidades, é possível uma qualidade de vida, com saúde física e mental, aptos a solucionar os problemas cotidianos, enfim, promover a sua autonomia e como também a consciência dela.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Saúde, Educação, Pessoas idosas, Memória, Inclusão.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES"
    "palavra_chave" => "SAÚDE, PESSOAS IDOSAS, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID917_23032017171612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISSLANE CRISTINA SIMPLICIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MISSLANE SIMPLI"
    "autor_email" => "misslanesimplicio@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27148
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 587
    "inscrito_id" => 917
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E SABERES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E NO ASPECTO DA SAÚDE PARA AS PESSOAS IDOSAS."
    "resumo" => """
      O presente trabalho vem retratar a importância da memória e dos saberes das pessoas idosas para melhorar a qualidade de vida e apontar os principais aspectos que interfere na busca pela melhoria da saúde. Durante o II CINTED – II Congresso de Educação Inclusiva e II Jornada Brasileira de Educação Inclusiva observou-se o envolvimento e empenho das pessoas idosas que fazem parte da UAMA (Universidade Aberta à Maturidade – UEPB), ao se prepararem para exporem suas memórias e saberes, os fazendo se sentirem incluídos no ambiente acadêmico e social. A Organização Mundial de Saúde – OMS, define saúde como sendo o estado de completo bem estar físico, mental e social.  Logo, saúde transcende a ausência de doença e afecções. Tendo em vista essa definição, buscou-se analisar a disposição física, mental e social do grupo envolvido na realização das atividades de dramatização, canto e exposição dos objetos que retratavam as suas lembranças de escola. Concluímos que no momento da apresentação do projeto já pode-se observar mudanças significativas entre os participantes a comunicação mudou e todos quiseram expor suas memórias e lembranças não apenas como demonstrar suas habilidades, mais também como meio de interligar gerações e mostrar a sociedade que eles estão inseridos, na mesma, e ajudaram a construí-la. Registra-se que durante todo o processo de montagem e execução do projeto todos os envolvidos apresentaram-se com disposição física e mental apropriados para a realização das atividades. Em relação a qualidade de vida, observou-se que o envolvimento social interfere no estilo de vida, o qual buscavam se adaptar as novas tecnologias para a interação e comunicação, o que interfere de forma saudável para a busca da melhoria da qualidade de vida, tendo em vista a facilidade de acesso a informação sobre saúde, alimentação e estilo de vida saudável. A realização do projeto ultrapassou todas as expectativas em relação as pessoas idosas e constatamos que eles são capazes de compartilhar seus conhecimentos, memorias e saberes de forma intergeracional se utilizando do multiletramento, perpassando os diferentes saberes e linguagens. Nesse sentido, o idoso precisa de um espaço que possa viver à sua maioridade, e mesmo com as adversidades, é possível uma qualidade de vida, com saúde física e mental, aptos a solucionar os problemas cotidianos, enfim, promover a sua autonomia e como também a consciência dela.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Saúde, Educação, Pessoas idosas, Memória, Inclusão.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES"
    "palavra_chave" => "SAÚDE, PESSOAS IDOSAS, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID917_23032017171612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISSLANE CRISTINA SIMPLICIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MISSLANE SIMPLI"
    "autor_email" => "misslanesimplicio@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho vem retratar a importância da memória e dos saberes das pessoas idosas para melhorar a qualidade de vida e apontar os principais aspectos que interfere na busca pela melhoria da saúde. Durante o II CINTED – II Congresso de Educação Inclusiva e II Jornada Brasileira de Educação Inclusiva observou-se o envolvimento e empenho das pessoas idosas que fazem parte da UAMA (Universidade Aberta à Maturidade – UEPB), ao se prepararem para exporem suas memórias e saberes, os fazendo se sentirem incluídos no ambiente acadêmico e social. A Organização Mundial de Saúde – OMS, define saúde como sendo o estado de completo bem estar físico, mental e social. Logo, saúde transcende a ausência de doença e afecções. Tendo em vista essa definição, buscou-se analisar a disposição física, mental e social do grupo envolvido na realização das atividades de dramatização, canto e exposição dos objetos que retratavam as suas lembranças de escola. Concluímos que no momento da apresentação do projeto já pode-se observar mudanças significativas entre os participantes a comunicação mudou e todos quiseram expor suas memórias e lembranças não apenas como demonstrar suas habilidades, mais também como meio de interligar gerações e mostrar a sociedade que eles estão inseridos, na mesma, e ajudaram a construí-la. Registra-se que durante todo o processo de montagem e execução do projeto todos os envolvidos apresentaram-se com disposição física e mental apropriados para a realização das atividades. Em relação a qualidade de vida, observou-se que o envolvimento social interfere no estilo de vida, o qual buscavam se adaptar as novas tecnologias para a interação e comunicação, o que interfere de forma saudável para a busca da melhoria da qualidade de vida, tendo em vista a facilidade de acesso a informação sobre saúde, alimentação e estilo de vida saudável. A realização do projeto ultrapassou todas as expectativas em relação as pessoas idosas e constatamos que eles são capazes de compartilhar seus conhecimentos, memorias e saberes de forma intergeracional se utilizando do multiletramento, perpassando os diferentes saberes e linguagens. Nesse sentido, o idoso precisa de um espaço que possa viver à sua maioridade, e mesmo com as adversidades, é possível uma qualidade de vida, com saúde física e mental, aptos a solucionar os problemas cotidianos, enfim, promover a sua autonomia e como também a consciência dela. Palavras-chave: Saúde, Educação, Pessoas idosas, Memória, Inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.