Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

CIÇO DE LUZIA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA BÁSICA PARA A EJA

Palavra-chaves: CIÇO DE LUZIA, SEQUENCIA BASICA, LETRAMENTO LITERARIO Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27275
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 170
    "titulo" => "CIÇO DE LUZIA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA BÁSICA PARA A EJA"
    "resumo" => "A leitura é, indubitavelmente, uma das competências culturais mais valorizadas em nossa sociedade. Quem a possui, é sempre bem, já que tudo que somos, fazemos e partilhamos, desde o simples registro de nascimento ao de óbito, passa pela escrita. Jogos, cartas, bulas, livros etc. necessitam da leitura. Levando em consideração que a escrita se caracteriza como uma prática social, cunhou-se o termo letramento, que se refere as práticas sociais envolvendo a escrita, as quais envolvem não apenas capacidades, mas conhecimentos, processos de interação, relações de poder da escrita em determinados contextos, conforme expõe (STREET, 2003). E a leitura de literatura, onde se encaixa nisso tudo? Qual é o lugar que a literatura ocupa em relação a linguagem humana? Como o letramento feito com textos literários pode proporcionar um modo de inserção no mundo da escrita? Como tornar o meu aluno um leitor de literatura?  Buscando responder a estes questionamentos, apresentamos, neste trabalho, uma proposta de ensino para A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de “criar o gosto” pela literatura. Com o objetivo de cumprir esta proposta, fundamentamo-nos em COSSON (2006) e COLOMER (2007). Elegemos, no que tange ao material, o romance regionalista Ciço de Luzia de Efigênio Moura, uma vez que a temática do livro se aproxima da realidade do aluno, uma vez que o romance se passa nas terras Paraibanas. Neste artigo, portanto, apresentamos uma proposta para ser trabalhada com alunos da EJA a partir da leitura de Ciço de Luzia. Primeiramente, faremos um panorama geral da obra. Em seguida, apresentaremos as condições para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, a importância do estudo da literatura local e como esta pode gerar conscientização no aluno no que diz respeito a sua identidade com Paraibano e nordestino. Por fim, apresentamos uma proposta para o 4 ciclo da EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "CIÇO DE LUZIA, SEQUENCIA BASICA, LETRAMENTO LITERARIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID170_24122016001820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO AGRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO AGRA"
    "autor_email" => "rodrigoagra7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27275
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 170
    "titulo" => "CIÇO DE LUZIA: UMA PROPOSTA DE SEQUENCIA BÁSICA PARA A EJA"
    "resumo" => "A leitura é, indubitavelmente, uma das competências culturais mais valorizadas em nossa sociedade. Quem a possui, é sempre bem, já que tudo que somos, fazemos e partilhamos, desde o simples registro de nascimento ao de óbito, passa pela escrita. Jogos, cartas, bulas, livros etc. necessitam da leitura. Levando em consideração que a escrita se caracteriza como uma prática social, cunhou-se o termo letramento, que se refere as práticas sociais envolvendo a escrita, as quais envolvem não apenas capacidades, mas conhecimentos, processos de interação, relações de poder da escrita em determinados contextos, conforme expõe (STREET, 2003). E a leitura de literatura, onde se encaixa nisso tudo? Qual é o lugar que a literatura ocupa em relação a linguagem humana? Como o letramento feito com textos literários pode proporcionar um modo de inserção no mundo da escrita? Como tornar o meu aluno um leitor de literatura?  Buscando responder a estes questionamentos, apresentamos, neste trabalho, uma proposta de ensino para A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de “criar o gosto” pela literatura. Com o objetivo de cumprir esta proposta, fundamentamo-nos em COSSON (2006) e COLOMER (2007). Elegemos, no que tange ao material, o romance regionalista Ciço de Luzia de Efigênio Moura, uma vez que a temática do livro se aproxima da realidade do aluno, uma vez que o romance se passa nas terras Paraibanas. Neste artigo, portanto, apresentamos uma proposta para ser trabalhada com alunos da EJA a partir da leitura de Ciço de Luzia. Primeiramente, faremos um panorama geral da obra. Em seguida, apresentaremos as condições para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, a importância do estudo da literatura local e como esta pode gerar conscientização no aluno no que diz respeito a sua identidade com Paraibano e nordestino. Por fim, apresentamos uma proposta para o 4 ciclo da EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "CIÇO DE LUZIA, SEQUENCIA BASICA, LETRAMENTO LITERARIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID170_24122016001820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO AGRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO AGRA"
    "autor_email" => "rodrigoagra7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A leitura é, indubitavelmente, uma das competências culturais mais valorizadas em nossa sociedade. Quem a possui, é sempre bem, já que tudo que somos, fazemos e partilhamos, desde o simples registro de nascimento ao de óbito, passa pela escrita. Jogos, cartas, bulas, livros etc. necessitam da leitura. Levando em consideração que a escrita se caracteriza como uma prática social, cunhou-se o termo letramento, que se refere as práticas sociais envolvendo a escrita, as quais envolvem não apenas capacidades, mas conhecimentos, processos de interação, relações de poder da escrita em determinados contextos, conforme expõe (STREET, 2003). E a leitura de literatura, onde se encaixa nisso tudo? Qual é o lugar que a literatura ocupa em relação a linguagem humana? Como o letramento feito com textos literários pode proporcionar um modo de inserção no mundo da escrita? Como tornar o meu aluno um leitor de literatura? Buscando responder a estes questionamentos, apresentamos, neste trabalho, uma proposta de ensino para A Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de “criar o gosto” pela literatura. Com o objetivo de cumprir esta proposta, fundamentamo-nos em COSSON (2006) e COLOMER (2007). Elegemos, no que tange ao material, o romance regionalista Ciço de Luzia de Efigênio Moura, uma vez que a temática do livro se aproxima da realidade do aluno, uma vez que o romance se passa nas terras Paraibanas. Neste artigo, portanto, apresentamos uma proposta para ser trabalhada com alunos da EJA a partir da leitura de Ciço de Luzia. Primeiramente, faremos um panorama geral da obra. Em seguida, apresentaremos as condições para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seguir, a importância do estudo da literatura local e como esta pode gerar conscientização no aluno no que diz respeito a sua identidade com Paraibano e nordestino. Por fim, apresentamos uma proposta para o 4 ciclo da EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.