FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM CONTEXTO ESCOLAR
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Neste ensino, põem-se de lado os atos reflexivos do aluno, assim como a atuação reflexiva do professor, tornando a prática pedagógica um ato mecânico encalcado em concepções paradigmáticas tradicionais. Diante disto, o presente artigo objetiva apresentar e discutir a caracterização do profissional atual da área do magistério, a partir de observações de práticas educativas realizadas em contexto de sala de aula, comparando-as com as teorias estudadas que fomentam a formação docente no Curso de Letras-Língua Portuguesa (UFCG), as quais se referem às teorias educacionais do paradigma tradicional e do paradigma emergente. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, tornando, assim, improvável uma postura neutra dos pesquisadores (ANDRÉ, 1995). Teoricamente, subsidiamo-nos, como aporte teórico, nos seguintes estudiosos: Kuhn (1992); Perrenoud (2002); Flach e Behrens (2008); Maia (2009); Geraldi (2010). 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