Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

INDO À CASA DOS ESCRITORES

Palavra-chaves: LITERATURA POTIGUAR, ESCRITORES CURRAIS-NOVENSES, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27395
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "INDO À CASA DOS ESCRITORES"
    "resumo" => "Abordar o texto literário produzido por autores locais, sendo estes do mesmo município no qual a escola se insere, é oportunizar o diálogo entre sujeitos que, embora pertencentes a um mesmo universo geográfico, ora pode se aproximar por uma relação de afinidade e identidade, ora pode se distanciar pelos discursos, por exemplo, assim, pensar na literatura que sempre foi estudada, nos fez observar que diversos professores do ensino fundamental I desenvolvem projetos com vista a trabalhar a literatura conhecida no âmbito nacional, contudo, temos em nossa cidade vários escritores os quais suas obras são estudadas por alunos de outras cidades, muitas vezes ate de outros Estados, vendo isto, este projeto teve como objetivo trabalhar, por meio da leitura e escrita a literatura potiguar, especificamente, os escritores currais-novenses, fazendo com que os discentes entrassem em contato com a obra do autor, para que logo após fossem ao encontro destes no local que residem, tirando o distanciamento entre o escritor e o leitor, destacando uma valorização com os de nossa terra.  A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa. Diante do projeto desenvolvido, observamos que os discentes não tinham conhecimento dos escritores trabalhados, ao passo que fomos apresentando cada um, os alunos foram se encantando e apreciando a obra, os quais em seguida, conheceram os autores em sua residência. No tocante a leitura e a escrita, percebemos que os que tinham dificuldade no ato de ler e escrever teve um avanço bastante significativo, uma vez que buscamos desenvolver as aulas de forma prazerosa, fazendo com que fosse alcançado o nosso objetivo, valorizar a literatura local, promovendo o encontro com o autor trabalhado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA POTIGUAR, ESCRITORES CURRAIS-NOVENSES, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID83_21122016223001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIONEIDE DAS VIRGENS SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JACIONEIDE "
    "autor_email" => "jacioneidemedeiros@hotmai"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFA. SOCORRO AMARAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27395
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "INDO À CASA DOS ESCRITORES"
    "resumo" => "Abordar o texto literário produzido por autores locais, sendo estes do mesmo município no qual a escola se insere, é oportunizar o diálogo entre sujeitos que, embora pertencentes a um mesmo universo geográfico, ora pode se aproximar por uma relação de afinidade e identidade, ora pode se distanciar pelos discursos, por exemplo, assim, pensar na literatura que sempre foi estudada, nos fez observar que diversos professores do ensino fundamental I desenvolvem projetos com vista a trabalhar a literatura conhecida no âmbito nacional, contudo, temos em nossa cidade vários escritores os quais suas obras são estudadas por alunos de outras cidades, muitas vezes ate de outros Estados, vendo isto, este projeto teve como objetivo trabalhar, por meio da leitura e escrita a literatura potiguar, especificamente, os escritores currais-novenses, fazendo com que os discentes entrassem em contato com a obra do autor, para que logo após fossem ao encontro destes no local que residem, tirando o distanciamento entre o escritor e o leitor, destacando uma valorização com os de nossa terra.  A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa. Diante do projeto desenvolvido, observamos que os discentes não tinham conhecimento dos escritores trabalhados, ao passo que fomos apresentando cada um, os alunos foram se encantando e apreciando a obra, os quais em seguida, conheceram os autores em sua residência. No tocante a leitura e a escrita, percebemos que os que tinham dificuldade no ato de ler e escrever teve um avanço bastante significativo, uma vez que buscamos desenvolver as aulas de forma prazerosa, fazendo com que fosse alcançado o nosso objetivo, valorizar a literatura local, promovendo o encontro com o autor trabalhado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA POTIGUAR, ESCRITORES CURRAIS-NOVENSES, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID83_21122016223001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIONEIDE DAS VIRGENS SILVA "
    "autor_nome_curto" => "JACIONEIDE "
    "autor_email" => "jacioneidemedeiros@hotmai"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFA. SOCORRO AMARAL "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Abordar o texto literário produzido por autores locais, sendo estes do mesmo município no qual a escola se insere, é oportunizar o diálogo entre sujeitos que, embora pertencentes a um mesmo universo geográfico, ora pode se aproximar por uma relação de afinidade e identidade, ora pode se distanciar pelos discursos, por exemplo, assim, pensar na literatura que sempre foi estudada, nos fez observar que diversos professores do ensino fundamental I desenvolvem projetos com vista a trabalhar a literatura conhecida no âmbito nacional, contudo, temos em nossa cidade vários escritores os quais suas obras são estudadas por alunos de outras cidades, muitas vezes ate de outros Estados, vendo isto, este projeto teve como objetivo trabalhar, por meio da leitura e escrita a literatura potiguar, especificamente, os escritores currais-novenses, fazendo com que os discentes entrassem em contato com a obra do autor, para que logo após fossem ao encontro destes no local que residem, tirando o distanciamento entre o escritor e o leitor, destacando uma valorização com os de nossa terra. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa. Diante do projeto desenvolvido, observamos que os discentes não tinham conhecimento dos escritores trabalhados, ao passo que fomos apresentando cada um, os alunos foram se encantando e apreciando a obra, os quais em seguida, conheceram os autores em sua residência. No tocante a leitura e a escrita, percebemos que os que tinham dificuldade no ato de ler e escrever teve um avanço bastante significativo, uma vez que buscamos desenvolver as aulas de forma prazerosa, fazendo com que fosse alcançado o nosso objetivo, valorizar a literatura local, promovendo o encontro com o autor trabalhado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.