Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LEITURA, IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, SEMÂNTICA COGNITIVA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDO Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27411
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 716
    "titulo" => "LEITURA, IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "O trabalho com a literatura infantil produz bons frutos na sala de aula. Torna-se admirável perceber que as crianças, mesmo que ainda estejam no início de seu processo de alfabetização, conseguem atribuir sentidos a uma história e se encantar com ela. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender como a criança alcança esse entendimento do texto literário apenas observando as imagens contidas no livro. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Semântica Cognitiva, mais precisamente o experiencialismo, o qual postula a atribuição de significados a determinadas coisas a partir de nossa experiência de mundo.  A Semântica Cognitiva coopera na formação da subjetivação do sujeito leitor, possibilitando o uso de temáticas que são recorrentes em nosso cotidiano. A presente pesquisa foi realizada em turmas de séries iniciais, com crianças de faixa etária entre três e quatro anos de uma escola pública do município de Riachão do Bacamarte. Através de observações de práticas de leitura reproduzidas pelo alunado, foi possível colher dados essenciais para o desenvolvimento deste artigo. Observou-se que cada criança possui diferentes formas de interpretação do texto literário e que isto está correlacionado a suas interações em seu ambiente sociocultural. Isso permite dizer que a cognição dessas crianças dependerá do seu contexto social, este será o elemento que as ajudará a construir e/ou atribuir significados no contato com a literatura. Desta forma, o estudo impõe-se uma ponte que possibilita a conexão entre Semântica Cognitiva e Literatura Infantil, fazendo com que compreendamos a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, SEMÂNTICA COGNITIVA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID716_11032017231509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GABRIELA SILVA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA GABRIELA"
    "autor_email" => "amandagabrielabatista@hot"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27411
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 716
    "titulo" => "LEITURA, IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "O trabalho com a literatura infantil produz bons frutos na sala de aula. Torna-se admirável perceber que as crianças, mesmo que ainda estejam no início de seu processo de alfabetização, conseguem atribuir sentidos a uma história e se encantar com ela. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender como a criança alcança esse entendimento do texto literário apenas observando as imagens contidas no livro. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Semântica Cognitiva, mais precisamente o experiencialismo, o qual postula a atribuição de significados a determinadas coisas a partir de nossa experiência de mundo.  A Semântica Cognitiva coopera na formação da subjetivação do sujeito leitor, possibilitando o uso de temáticas que são recorrentes em nosso cotidiano. A presente pesquisa foi realizada em turmas de séries iniciais, com crianças de faixa etária entre três e quatro anos de uma escola pública do município de Riachão do Bacamarte. Através de observações de práticas de leitura reproduzidas pelo alunado, foi possível colher dados essenciais para o desenvolvimento deste artigo. Observou-se que cada criança possui diferentes formas de interpretação do texto literário e que isto está correlacionado a suas interações em seu ambiente sociocultural. Isso permite dizer que a cognição dessas crianças dependerá do seu contexto social, este será o elemento que as ajudará a construir e/ou atribuir significados no contato com a literatura. Desta forma, o estudo impõe-se uma ponte que possibilita a conexão entre Semântica Cognitiva e Literatura Infantil, fazendo com que compreendamos a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, SEMÂNTICA COGNITIVA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID716_11032017231509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GABRIELA SILVA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA GABRIELA"
    "autor_email" => "amandagabrielabatista@hot"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O trabalho com a literatura infantil produz bons frutos na sala de aula. Torna-se admirável perceber que as crianças, mesmo que ainda estejam no início de seu processo de alfabetização, conseguem atribuir sentidos a uma história e se encantar com ela. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender como a criança alcança esse entendimento do texto literário apenas observando as imagens contidas no livro. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Semântica Cognitiva, mais precisamente o experiencialismo, o qual postula a atribuição de significados a determinadas coisas a partir de nossa experiência de mundo. A Semântica Cognitiva coopera na formação da subjetivação do sujeito leitor, possibilitando o uso de temáticas que são recorrentes em nosso cotidiano. A presente pesquisa foi realizada em turmas de séries iniciais, com crianças de faixa etária entre três e quatro anos de uma escola pública do município de Riachão do Bacamarte. Através de observações de práticas de leitura reproduzidas pelo alunado, foi possível colher dados essenciais para o desenvolvimento deste artigo. Observou-se que cada criança possui diferentes formas de interpretação do texto literário e que isto está correlacionado a suas interações em seu ambiente sociocultural. Isso permite dizer que a cognição dessas crianças dependerá do seu contexto social, este será o elemento que as ajudará a construir e/ou atribuir significados no contato com a literatura. Desta forma, o estudo impõe-se uma ponte que possibilita a conexão entre Semântica Cognitiva e Literatura Infantil, fazendo com que compreendamos a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.