A MANTA E SEUS QUADRADINHOS: ESTRATÉGIAS
PARA LEITURA DOS PEQUENOS
Risoneide Ribeiro do Nascimento
Universidade Federal de Campina Grande, Faculdade Integrada de Patos –risoneideribeiroufcg@hotmail.com
Márcia Tavares
Universidade Federal de Campina Grande - tavares.ufcg@gmail.com
Resumo: Este artigo realizará uma breve discussão a respeito da literatura Infantil como parte essencial do universo da criança, tendo em vista sua capacidade de atender as necessidades intelectuais, imaginária e estética. Uma vez inserido no universo letrado, esse sujeito leitor deve ser levado a relacionar informações e construir estratégias para compreender as narrativas que lhe são apresentadas. Neste sentido, apresentaremos a análise do livro infantil, A Manta: uma história aos quadrinhos (de tecido) (2010), de autoria da Isabel Minhós Martins e Ilustrações da Yara Kono. O enredo gira em torno da relação estabelecida entre a memória e o valor afetivo familiar construído através da manta de retalhos da matriarca. As lembranças são recordadas e recontadas pela avó de forma doce e singela através das histórias costuradas em cada retalho, como se fosse um álbum de fotografias que remete ao passado. Ainda apresentaremos uma proposta de leitura fundamentada em pontos de estratégias de leitura discutida por SOUZA e GIROTTO (2010), para discussão de considerações relevantes no ensino de estratégias de leitura para crianças da educação infantil. Neste sentido para fundamentar nossas observações, utilizaremos AGUIAR (2001), para discussão do conceito de Literatura Infantil; FARIA (2004) e RAMOS (2013) sobre a articulação do texto infantil com as imagens,
Palavras Chave: Literatura Infantil, Memorias, Estratégias de Leitura.