Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM SALA DE AULA DESENVOLVENDO AS HABILIDADES “WRITING” E “SPEAKING” NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL “HQ”.

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, EJA, HABILIDADES ESCRITAS E ORAIS Comunicação Oral (CO) GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este estudo realizado pela equipe do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) subprojeto Inglês, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antônio Benvindo em Guarabira-PB, nas turmas de Educação de Jovens e Adultos –EJA – tem como objetivo desenvolver as técnicas com vista ao ensino das habilidades escrita e oral (writing e speaking) dos alunos a partir do Present Contínuous (PC), através do gênero textual “História em Quadrinhos” (HQ). O ensino do EJA conta com algumas especificidades que envolvem o ambiente escolar e de trabalho dos alunos e é de grande importância que seja elaborada uma metodologia que instigue o interesse dos alunos construindo uma ponte na relação escola-trabalho. Na fundamentação teórica, utilizamos estudos como os de Oliveira (2014), Lima (2009), Antunes (2009), Marchuschi (2008, 2005), Brasil (1998) entre outros. Para desenvolver as habilidades acima citadas, foram aplicadas em sala de aula atividades colaborativas a partir de HQ para que a turma fosse capaz de identificar verbos no PC e assim, reescrevê-los e pronunciá-los contextualizando a gramática em suas experiências pessoais enquanto alunos-trabalhadores. Dessa forma, os resultados observados no decorrer da aula foram uma participação significativamente maior por parte dos alunos tanto em escrever quanto em pronunciar a nova língua mostrando que o engessamento gramatical pode dar lugar a um ambiente sócio-interacionista. Concluímos, pois, que o professor de língua inglesa da modalidade EJA deve estar apto a desenvolver a confiança dos alunos para o uso da língua além de conhecer mais de seus hábitos e cotidiano no sentido de contribuir para sua melhor participação e/ou inclusão no mercado de trabalho assumindo uma postura crítico-reflexiva neste novo processo discursivo.

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