CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PROFESSORES RECÉM FORMADOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27287 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PROFESSORES RECÉM FORMADOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a concepção de sequência didática (SD), quando voltada para prática de análise linguística, de professores recém formados de cursos em Licenciatura em Letras (anos de 2012, 2013 e 2014) de uma universidade pública da cidade de Campina Grande-PB. Para realização deste trabalho, estabelecemos como base teórica as noções de sequência didática oriundas do grupo de Grupo de Genebra (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), bem como as contribuições de outros autores sobre esse conceito (ROJO, 2013; LINO DE ARAÚJO, 2013; CUNHA, 2012). Para atingir esse objetivo, elaboramos um questionário, respondido pelos sujeitos participantes desta pesquisa, todos com experiência de elaboração de sequência didática voltada para a análise linguística. Nesse instrumento de coleta de dados, foram feitas várias perguntas sobre a relação entre essa ferramenta de planejamento e essa metodologia de ensino de língua. Esta é uma pesquisa exploratória, realizada a partir de dados documentais, ancorada nos pressupostos da pesquisa interpretativa, tal como entendida nos estudos em Linguística Aplicada. Partindo das respostas dadas pelos professores, pudemos perceber que a concepção SD apresentada por eles se modifica em relação conceito original proposto pelo grupo de Genebra. Esses resultados indicam que a maioria desses professores conhece o conceito de sequência didática, mas parece não desenvolvê-lo da mesma forma apresentada pelos teóricos Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a maioria desses professores, a elaboração de uma sequência didática não pressupõe necessariamente o ensino de um gênero textual, mas de qualquer um aspecto da língua o qual se deve/necessita ser ensinado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID664_12022017113651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA GABRIELLE LUCENA MARQUES" "autor_nome_curto" => "LARISSA LUCENA" "autor_email" => "larilucenagonsalves@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27287 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PROFESSORES RECÉM FORMADOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar a concepção de sequência didática (SD), quando voltada para prática de análise linguística, de professores recém formados de cursos em Licenciatura em Letras (anos de 2012, 2013 e 2014) de uma universidade pública da cidade de Campina Grande-PB. Para realização deste trabalho, estabelecemos como base teórica as noções de sequência didática oriundas do grupo de Grupo de Genebra (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), bem como as contribuições de outros autores sobre esse conceito (ROJO, 2013; LINO DE ARAÚJO, 2013; CUNHA, 2012). Para atingir esse objetivo, elaboramos um questionário, respondido pelos sujeitos participantes desta pesquisa, todos com experiência de elaboração de sequência didática voltada para a análise linguística. Nesse instrumento de coleta de dados, foram feitas várias perguntas sobre a relação entre essa ferramenta de planejamento e essa metodologia de ensino de língua. Esta é uma pesquisa exploratória, realizada a partir de dados documentais, ancorada nos pressupostos da pesquisa interpretativa, tal como entendida nos estudos em Linguística Aplicada. Partindo das respostas dadas pelos professores, pudemos perceber que a concepção SD apresentada por eles se modifica em relação conceito original proposto pelo grupo de Genebra. Esses resultados indicam que a maioria desses professores conhece o conceito de sequência didática, mas parece não desenvolvê-lo da mesma forma apresentada pelos teóricos Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a maioria desses professores, a elaboração de uma sequência didática não pressupõe necessariamente o ensino de um gênero textual, mas de qualquer um aspecto da língua o qual se deve/necessita ser ensinado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ANÁLISE LINGUÍSTICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID664_12022017113651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA GABRIELLE LUCENA MARQUES" "autor_nome_curto" => "LARISSA LUCENA" "autor_email" => "larilucenagonsalves@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }