Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

CASA TOMADA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA POSSIVEL

Palavra-chaves: CASA TOMADA, ANÁLISE LITERÁRIA, PSICANÁLISE Comunicação Oral (CO) GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do conto Casa Tomada (1946), do escritor Argentino Júlio Cortázar, através dos pressupostos da teoria de sonhos de Sigmund Freud (1900), especificamente a teoria sobre o material dos sonhos, a memória nos sonhos, distorção onírica, o afeto nos sonhos e sonhos de ansiedade. Os contos de Cortázar apresentam diversas característica que nos possibilita fazer uma leitura psicanalítica, visto que o autor costumava abordar temas do cotidiano e mescla-los com fenômenos fantásticos. Não temos como objetivo interpretar o sonho de Cortázar, nem afirmar que essa é a leitura correta do conto, dado o caráter polissêmico que apresentam os textos literários, mas disponibilizar aos educadores uma releitura do conto em uma perspectiva psicanalítica. Sobre o conto Casa Tomada, encontramos vários trabalhos publicados apresentando diversas formas de leitura, algumas tratam de uma alegoria ao peronismo na Argentina, outras sobre a perspectiva dos estudos culturais e interculturais e outras através de uma ótica psicanalítica abordando a inconsciência do desejo recalcado dos personagens. Segundo o autor, o conto foi resultado de um pesadelo, por isso, buscamos encontrar na narrativa vestígios que possam propor uma leitura do conto através dos sonhos de angústia estudados por Sigmund Freud em seu livro Interpretação de sonhos (1900). Pretendemos com a leitura realizada apresentar aos educadores a importância da interdisciplinaridade nas aulas de língua estrangeira, pois segundo Todorov (2009), trabalhar textos literários de maneira contextualizada se mostra eficaz no processo de construção do conhecimento e do verdadeiro sentido do texto, além de disponibilizar aos mesmos um material de apoio significativo para trabalhar o conto com seus alunos.

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