ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27335 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => """ ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO\r\n \r\n Cintia Marques de Oliveira Alves; \r\n \r\n Universidade Federal de Pernambuco cintia_marques1990@hotmail.com; \r\n \r\n Resumo: O presente estudo emerge como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco sobre gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Atualmente, muito se reitera sobre a importância do ensino dos gêneros textuais em sala de aula, estando esta temática, legitimada em documentos, programas e propostas oficiais que norteiam a educação brasileira. A relevância dada ao ensino dos gêneros nos documentos oficiais reitera a importância de se compreender o trabalho com os gêneros em sala de aula e sustenta a necessidade de se buscar compreender como caminham as pesquisas em relação a essa temática em âmbito nacional. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin(2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, em Marcushi(2008; 2011) que compreende os gêneros textuais como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, bem como, nos estudos de Schneuwly e Dolz (2011; 2004) sobre o ensino dos gêneros. Vislumbramos com esta revisão, evidenciar a produção científica que foi desenvolvida entre os anos de 2007-2016. Para levantarmos estas informações, buscamos Dissertações e Teses sobre a temática analisada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no SCIELO(Scientifc Eletronic Library online), bem como, buscamos por pesquisas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em seu GT10 denominado de alfabetização, leitura e escrita e GT13 denominado de Ensino Fundamental. Como resultados alcançados a partir do levantamento e análise dos estudos publicados, constatamos a insuficiência de trabalhos que tratem especificamente dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização, haja vista que os trabalhos encontrados nos diversos bancos de dados repercutem a temática dos gêneros partindo de diversos contextos, e níveis de ensino. Apontando para análise de gêneros específicos, ênfase apenas na produção escrita de gêneros, foco na aprendizagem da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, análise de gêneros discursivos presentes em livros didáticos, entre outros objetos de pesquisa. \r\n Palavras chave: Gêneros textuais, Gêneros no Ciclo de alfabetização, Gêneros no ciclo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, GÊNEROS NO CICLO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1122_22032017213821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA MARQUES DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "CINTIA ALVES" "autor_email" => "cintia_marques1990@hotmai" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27335 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 1122 "titulo" => "ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => """ ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO\r\n \r\n Cintia Marques de Oliveira Alves; \r\n \r\n Universidade Federal de Pernambuco cintia_marques1990@hotmail.com; \r\n \r\n Resumo: O presente estudo emerge como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco sobre gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Atualmente, muito se reitera sobre a importância do ensino dos gêneros textuais em sala de aula, estando esta temática, legitimada em documentos, programas e propostas oficiais que norteiam a educação brasileira. A relevância dada ao ensino dos gêneros nos documentos oficiais reitera a importância de se compreender o trabalho com os gêneros em sala de aula e sustenta a necessidade de se buscar compreender como caminham as pesquisas em relação a essa temática em âmbito nacional. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin(2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, em Marcushi(2008; 2011) que compreende os gêneros textuais como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, bem como, nos estudos de Schneuwly e Dolz (2011; 2004) sobre o ensino dos gêneros. Vislumbramos com esta revisão, evidenciar a produção científica que foi desenvolvida entre os anos de 2007-2016. Para levantarmos estas informações, buscamos Dissertações e Teses sobre a temática analisada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no SCIELO(Scientifc Eletronic Library online), bem como, buscamos por pesquisas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em seu GT10 denominado de alfabetização, leitura e escrita e GT13 denominado de Ensino Fundamental. Como resultados alcançados a partir do levantamento e análise dos estudos publicados, constatamos a insuficiência de trabalhos que tratem especificamente dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização, haja vista que os trabalhos encontrados nos diversos bancos de dados repercutem a temática dos gêneros partindo de diversos contextos, e níveis de ensino. Apontando para análise de gêneros específicos, ênfase apenas na produção escrita de gêneros, foco na aprendizagem da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, análise de gêneros discursivos presentes em livros didáticos, entre outros objetos de pesquisa. \r\n Palavras chave: Gêneros textuais, Gêneros no Ciclo de alfabetização, Gêneros no ciclo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, GÊNEROS NO CICLO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1122_22032017213821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA MARQUES DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "CINTIA ALVES" "autor_email" => "cintia_marques1990@hotmai" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }