UM CONVITE À LITERATURA: CRÔNICAS DE JOEL RUFINO DOS SANTOS COMO PORTAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27665 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 849 "titulo" => "UM CONVITE À LITERATURA: CRÔNICAS DE JOEL RUFINO DOS SANTOS COMO PORTAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Nos últimos anos o ensino de Literatura vem passando por um contexto de crise, e a cada dia se torna mais evidente o espaço que o texto literário perde entre os estudantes. Tal evidência é resultado de uma tradição escolar de ensino que se tornou incapaz de acompanhar as evoluções tecnológicas. A forte concorrência da televisão, do computador, do celular, dentre tantas mídias digitais, atrelada a uma prática de ensino desprovida de dinamismo e motivação, que não atende às aspirações dos jovens fazendo com que estes, não sintam a leitura literária como uma ação cultural constituída ao longo do tempo. Este artigo tem o objetivo de analisar as contribuições oriundas da leitura do gênero textual crônica literária para a formação do leitor em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. Nessa perspectiva discutiremos o estudo de dois textos de autoria do escritor Joel Rufino dos Santos: O que é um bom romance? e Os escroques. Adotaremos como estratégia metodológica a Sequência Básica sugerida por Cosson (2014) para o ensino fundamental, na tentativa de despertamos o interesse pela literatura a partir de um gênero que possibilita o diálogo imediato com outras produções, de modo que o tratamento que se dá a esse diálogo leva os estudantes a perceberem a funcionalidade do mesmo, que é a de levar à reflexão de forma lúdica. As considerações aqui postuladas apontam a produção escolhida como reveladora de um convite ao universo literário. Fundamentamo-nos nas contribuições teóricas, dentre outras, de Neves (1995), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008). Nesse contexto, a proposta formativa pretendida se pauta na concepção de letramento literário. A intervenção poderá contribuir para a formação crítico-reflexiva dos envolvidos, por apresentar possibilidades de despertar nos estudantes o prazer pela literatura, bem como apontar para os professores, caminhos possíveis para o trabalho com a mesma em sala de aula, capazes de promover um ensino em que o leitor encontre no texto literário um espaço de construção de sentidos, de ampliação da compreensão do mundo que o cerca, um ensino que preze pelo constante diálogo entre a Literatura e as outras formas de arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "CRÔNICA LITERÁRIA, ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID849_23032017190148.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVALDO DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ERIVALDO SN" "autor_email" => "erivaldo.sn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27665 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 849 "titulo" => "UM CONVITE À LITERATURA: CRÔNICAS DE JOEL RUFINO DOS SANTOS COMO PORTAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Nos últimos anos o ensino de Literatura vem passando por um contexto de crise, e a cada dia se torna mais evidente o espaço que o texto literário perde entre os estudantes. Tal evidência é resultado de uma tradição escolar de ensino que se tornou incapaz de acompanhar as evoluções tecnológicas. A forte concorrência da televisão, do computador, do celular, dentre tantas mídias digitais, atrelada a uma prática de ensino desprovida de dinamismo e motivação, que não atende às aspirações dos jovens fazendo com que estes, não sintam a leitura literária como uma ação cultural constituída ao longo do tempo. Este artigo tem o objetivo de analisar as contribuições oriundas da leitura do gênero textual crônica literária para a formação do leitor em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. Nessa perspectiva discutiremos o estudo de dois textos de autoria do escritor Joel Rufino dos Santos: O que é um bom romance? e Os escroques. Adotaremos como estratégia metodológica a Sequência Básica sugerida por Cosson (2014) para o ensino fundamental, na tentativa de despertamos o interesse pela literatura a partir de um gênero que possibilita o diálogo imediato com outras produções, de modo que o tratamento que se dá a esse diálogo leva os estudantes a perceberem a funcionalidade do mesmo, que é a de levar à reflexão de forma lúdica. As considerações aqui postuladas apontam a produção escolhida como reveladora de um convite ao universo literário. Fundamentamo-nos nas contribuições teóricas, dentre outras, de Neves (1995), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008). Nesse contexto, a proposta formativa pretendida se pauta na concepção de letramento literário. A intervenção poderá contribuir para a formação crítico-reflexiva dos envolvidos, por apresentar possibilidades de despertar nos estudantes o prazer pela literatura, bem como apontar para os professores, caminhos possíveis para o trabalho com a mesma em sala de aula, capazes de promover um ensino em que o leitor encontre no texto literário um espaço de construção de sentidos, de ampliação da compreensão do mundo que o cerca, um ensino que preze pelo constante diálogo entre a Literatura e as outras formas de arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "CRÔNICA LITERÁRIA, ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID849_23032017190148.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVALDO DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ERIVALDO SN" "autor_email" => "erivaldo.sn@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }