Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, PEDAGOGIA, TECNOLOGIA EDUCATIVA Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
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      Esta pesquisa pretende compreender a forma como os cursos de graduação em pedagogia contemplam a formação na área da tecnologia educativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com análise documental com utilização de uma grelha de registo organizada por categorias de análise.\r\n
      Nos últimos anos, a área da tecnologia educativa tem sofrido inúmeras alterações. Além disso, as políticas públicas de educação têm contemplado vários projetos de aquisição de meios tecnológicos. A experiência noutros projetos revela que a formação inicial do pedagogo não tem acompanhado o desenvolvimento da tecnologia nem as necessidades encontradas nas escolas públicas para a utilização e rentabilização educativa desses recursos (CAETANO, 2013).\r\n
      O potencial educativo de vários recursos tecnológicos na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem tem sido subaproveitado num momento em que as gerações estão próximas destes meios. A escola, os professores, os técnicos e a família estão ainda muito distantes da realidade virtual das crianças e dos jovens de hoje. \r\n
      Nesta dimensão de análise, o papel das universidades na formação tecnológica dos futuros pedagogos reveste-se de extrema importância. Estes agentes educativos precisam conhecer a tecnologia, o seu potencial e as técnicas de integração curricular. \r\n
      A nossa pesquisa analisou três projetos político-pedagógicos (PPP) de cursos de graduação em pedagogia, centrando a análise na grade e nas ementas das disciplinas que contemplam a área da tecnologia.\r\n
      Identificamos algumas fragilidades nas propostas apresentadas nos PPP e que se concentram em aspectos de carga horária, sequência das disciplinas ao longo do curso, matriz conceptual das disciplinas tecnológicas e conteúdos das ementas.
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Esta pesquisa pretende compreender a forma como os cursos de graduação em pedagogia contemplam a formação na área da tecnologia educativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com análise documental com utilização de uma grelha de registo organizada por categorias de análise. Nos últimos anos, a área da tecnologia educativa tem sofrido inúmeras alterações. Além disso, as políticas públicas de educação têm contemplado vários projetos de aquisição de meios tecnológicos. A experiência noutros projetos revela que a formação inicial do pedagogo não tem acompanhado o desenvolvimento da tecnologia nem as necessidades encontradas nas escolas públicas para a utilização e rentabilização educativa desses recursos (CAETANO, 2013). O potencial educativo de vários recursos tecnológicos na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem tem sido subaproveitado num momento em que as gerações estão próximas destes meios. A escola, os professores, os técnicos e a família estão ainda muito distantes da realidade virtual das crianças e dos jovens de hoje. Nesta dimensão de análise, o papel das universidades na formação tecnológica dos futuros pedagogos reveste-se de extrema importância. Estes agentes educativos precisam conhecer a tecnologia, o seu potencial e as técnicas de integração curricular. A nossa pesquisa analisou três projetos político-pedagógicos (PPP) de cursos de graduação em pedagogia, centrando a análise na grade e nas ementas das disciplinas que contemplam a área da tecnologia. Identificamos algumas fragilidades nas propostas apresentadas nos PPP e que se concentram em aspectos de carga horária, sequência das disciplinas ao longo do curso, matriz conceptual das disciplinas tecnológicas e conteúdos das ementas.

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