POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27597 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 1150 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA" "resumo" => """ Esta pesquisa pretende compreender a forma como os cursos de graduação em pedagogia contemplam a formação na área da tecnologia educativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com análise documental com utilização de uma grelha de registo organizada por categorias de análise.\r\n Nos últimos anos, a área da tecnologia educativa tem sofrido inúmeras alterações. Além disso, as políticas públicas de educação têm contemplado vários projetos de aquisição de meios tecnológicos. A experiência noutros projetos revela que a formação inicial do pedagogo não tem acompanhado o desenvolvimento da tecnologia nem as necessidades encontradas nas escolas públicas para a utilização e rentabilização educativa desses recursos (CAETANO, 2013).\r\n O potencial educativo de vários recursos tecnológicos na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem tem sido subaproveitado num momento em que as gerações estão próximas destes meios. A escola, os professores, os técnicos e a família estão ainda muito distantes da realidade virtual das crianças e dos jovens de hoje. \r\n Nesta dimensão de análise, o papel das universidades na formação tecnológica dos futuros pedagogos reveste-se de extrema importância. Estes agentes educativos precisam conhecer a tecnologia, o seu potencial e as técnicas de integração curricular. \r\n A nossa pesquisa analisou três projetos político-pedagógicos (PPP) de cursos de graduação em pedagogia, centrando a análise na grade e nas ementas das disciplinas que contemplam a área da tecnologia.\r\n Identificamos algumas fragilidades nas propostas apresentadas nos PPP e que se concentram em aspectos de carga horária, sequência das disciplinas ao longo do curso, matriz conceptual das disciplinas tecnológicas e conteúdos das ementas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PEDAGOGIA, TECNOLOGIA EDUCATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1150_15032017213927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO" "autor_nome_curto" => "MIGUEL DIAS" "autor_email" => "migdias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27597 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 1150 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA" "resumo" => """ Esta pesquisa pretende compreender a forma como os cursos de graduação em pedagogia contemplam a formação na área da tecnologia educativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com análise documental com utilização de uma grelha de registo organizada por categorias de análise.\r\n Nos últimos anos, a área da tecnologia educativa tem sofrido inúmeras alterações. Além disso, as políticas públicas de educação têm contemplado vários projetos de aquisição de meios tecnológicos. A experiência noutros projetos revela que a formação inicial do pedagogo não tem acompanhado o desenvolvimento da tecnologia nem as necessidades encontradas nas escolas públicas para a utilização e rentabilização educativa desses recursos (CAETANO, 2013).\r\n O potencial educativo de vários recursos tecnológicos na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem tem sido subaproveitado num momento em que as gerações estão próximas destes meios. A escola, os professores, os técnicos e a família estão ainda muito distantes da realidade virtual das crianças e dos jovens de hoje. \r\n Nesta dimensão de análise, o papel das universidades na formação tecnológica dos futuros pedagogos reveste-se de extrema importância. Estes agentes educativos precisam conhecer a tecnologia, o seu potencial e as técnicas de integração curricular. \r\n A nossa pesquisa analisou três projetos político-pedagógicos (PPP) de cursos de graduação em pedagogia, centrando a análise na grade e nas ementas das disciplinas que contemplam a área da tecnologia.\r\n Identificamos algumas fragilidades nas propostas apresentadas nos PPP e que se concentram em aspectos de carga horária, sequência das disciplinas ao longo do curso, matriz conceptual das disciplinas tecnológicas e conteúdos das ementas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PEDAGOGIA, TECNOLOGIA EDUCATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1150_15032017213927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS MIGUEL DIAS CAETANO" "autor_nome_curto" => "MIGUEL DIAS" "autor_email" => "migdias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }