A PROGRESSÃO TEMÁTICA NA ESCRITA ACADÊMICA
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A partir das produções textuais realizadas pelos alunos, desta disciplina, questionamos: Como ocorre a progressão textual, partindo da noção de tema/rema e da metafunção, nas produções de gêneros acadêmicos? Para responder a essa questão investigativa, mobilizamos pressupostos teóricos, metodológicos e analíticos do Funcionalismo e da Linguística Textual. Objetivamos, mediante essa investigação, identificar aspectos linguístico-textuais e discursivos na escrita de alunos pré-concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Letras, Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise da funcionalidade linguístico-textual e discursiva nos documentos coletados tem aporte teórico em autores como Neves (1997; 2004; 2016), Koch (2005; 2006; 2008), Antunes (2005), Fuzer e Cabral (2014), Halliday (2014), Halliday e Hasan (1976) Vilela e Koch (2001; 2002; 2004; 2012), Beaugrande (1993), Chafe (1992) e Seidlhofer e Widdowson (1999). 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