Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

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PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVELANDO AÇÕES DOCENTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DE SUJEITOS PRODUTORES

Palavra-chaves: PRODUÇÃO DE TEXTO, LINGUAGEM ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Esta pesquisa, que está em andamento, integra estudos desenvolvidos no campo da linguagem, numa abordagem histórica, cultural e social, pela linha de pesquisa Formação de Professores, mais precisamente no eixo de Linguagem e Prática Pedagógica, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Mata Norte. Trata de um estudo de abordagem qualitativa que tem por objetivo investigar as práticas de produção de texto na educação infantil e suas implicações na compreensão do sujeito produtor. Nessa concepção, buscamos a investigação e a problematização das práticas desenvolvidas nos eventos mediados pela linguagem escrita, numa turma de crianças com cinco anos de idade de uma Escola da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Nazaré da Mata – PE. Consideramos que a apropriação da linguagem escrita é uma forma de experiência histórica e cultural, que se inicia, desde os primeiros anos de vida da criança, e se potencializa nas experiências sociais que são mediadas pela palavra e pelo outro. E é na escola que a criança terá a possibilidade de conhecer gêneros textuais e formas relevantes de se relacionar com eles nos mais diferentes grupos sociais. Sendo assim, discutiremos as relações de ensino observadas na sala de aula durante as produções dos textos, enfatizando as condições de produção, os processos ocorridos durante as produções e os textos que resultaram desse processo. Posteriormente, os dados serão coletados por meio da observação participante em sala de aula, e entrevistas com os sujeitos. Esse estudo se insere na produção acadêmica atual que vincula as práticas de letramento aos processos de aprendizagem escolar desde o início da escolarização de crianças.

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