O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Campina Grande-PB com o objetivo principal de refletir a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino e aprendizagem a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. A presente pesquisa é de caráter qualitativo no qual utilizei como aporte teórico as concepções de Solé (1998), Paulo Freire (1989), Geraldi (2011), dentre outros sobre a importância da leitura no processo educativo, a mesma foi realizada através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica de uma escola municipal de Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura nesta perspectiva é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei ao longo de três meses a eficácia da mesma. Uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler.