A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27152 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Campina Grande-PB com o objetivo principal de refletir a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino e aprendizagem a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. A presente pesquisa é de caráter qualitativo no qual utilizei como aporte teórico as concepções de Solé (1998), Paulo Freire (1989), Geraldi (2011), dentre outros sobre a importância da leitura no processo educativo, a mesma foi realizada através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica de uma escola municipal de Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura nesta perspectiva é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei ao longo de três meses a eficácia da mesma. Uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "CONTO, APRENDIZAGEM, RODA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID94_16032017053747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA FERREIRA" "autor_email" => "ketsiabdias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27152 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I em uma escola municipal de Campina Grande-PB com o objetivo principal de refletir a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino e aprendizagem a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. A presente pesquisa é de caráter qualitativo no qual utilizei como aporte teórico as concepções de Solé (1998), Paulo Freire (1989), Geraldi (2011), dentre outros sobre a importância da leitura no processo educativo, a mesma foi realizada através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica de uma escola municipal de Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura nesta perspectiva é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei ao longo de três meses a eficácia da mesma. Uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "CONTO, APRENDIZAGEM, RODA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID94_16032017053747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA FERREIRA" "autor_email" => "ketsiabdias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }