Abordar a história e cultura afrobrasileira é dar visibilidade as perspectivas, valores e saberes que foram marginalizados por serem diferentes do padrão estabelecido como o ideal. Proporcionar esse debate é estimular o respeito às diferenças, buscando tornar a escola um ambiente inclusivo em que educandos/as negros tenham outras concepções sobre a sua história e possam, mediante esse trabalho, desenvolver uma visão positiva sobre si e sua ascendência. Nesse sentido, a implementação da Lei 10.639/03 é um passo em direção à inclusão da diversidade e relações etnicorraciais na escola, uma vez que conduz os educandos/as ao conhecimento da sua história e ancestralidade, favorecendo o diálogo entre as diversas culturas. Vemos na literatura uma oportunidade de despertar nos alunos/as o gosto pela leitura, ao mesmo tempo em que a utilizamos como forma de promover a valorização da cultura negra. Foi refletindo sobre o espaço e atuação do negro na sociedade contemporânea que criamos um grupo de contação de história Inverso, cujo principal objetivo é promover a leitura de narrativas que abordam a temática negra, na tentativa de mediar encontros entre o nosso público e histórias protagonizadas por personagens afrodescendentes. Dessa forma, este trabalho propõe-se a investigar, como essas histórias são recebidas pelas crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Laura Pereira da Silva do município de União dos Palmares/AL, especificamente a Menina de Barro da escritora Giannina Bernardes que conta uma história baseada em fatos verídicos, a saber a enchente que atingiu várias cidades de Alagoas e Pernambuco em 2010.