Pensando na importância da leitura do texto literário para a formação do educando e na relevância do texto adaptado enquanto proposta metodológica, este artigo apresenta o relato da experiência de leitura da obra Hoje é dia de Maria. A referida obra, baseada num texto dramático, foi construída para o universo oral-visual da televisão e retoma a forma escrita, quando tem seu roteiro publicado, possibilitando que seja lida, visualizada e, em sala de aula, vivenciada. O presente trabalho nos convida a refletir sobre o valor do ato da leitura no tocante à prática metodológica, sobretudo, na abordagem da obra literária como uma oportunidade de trabalho em que a leitura do texto literário seja uma oportunidade de ler, ver e viver o texto. Isso porque compreendemos a experiência de leitura literária como um envolvimento, quando direcionamos o olhar para um livro e recebemos em troca as possibilidades de descobertas, de vivências, principalmente quando o leitor pode experimentar o texto, conforme destacamos nesse trabalho, quando apresentamos a experiência de leitura da obra em sala de aula, resultando numa encenação em que os alunos puderam não apenas conhecer a narrativa, mas também vê-la e sê-la.
PALAVRAS-CHVE: Leitura literária, Texto dramático, Hoje é dia de Maria, Sala de aula.