Este trabalho tem como objetivo apresentar duas leituras do conto de fadas “A Gata Borralheira”, em sua versão clássica e na releitura contemporânea “Um par de tênis novinho em folha”, de Pedro Bandeira, realizadas em duas turmas da disciplina Literatura Infantil e Juvenil, observando os modos pelos quais o gênero literário infantil, apesar das mudanças formais e deslocamentos temporais, não perde sua relevância literária. As atividades realizadas com a adaptação e releitura dos contos de fadas justificam-se na conscientização do aluno em formação de que a configuração do conto de fadas na contemporaneidade obedece critérios distintos do texto clássico, mas mantém as intersecções necessárias exigidas por essa literatura e o seu leitor. Desse modo, partindo do contexto da literatura infantil, do percurso histórico do conto de fadas e sua abordagem para a sala de aula, embasamos nossas discussões nas pesquisas de Coelho (2000), Cunha (2003), Zilberman (2003), Cademartori (2006), Hunter (2010), dentre outros estudiosos. Os resultados das atividades de leitura apontam para um diálogo de renovação estética do gênero literário mediante a contemporaneidade.