Esta pesquisa teve como objetivo promover o letramento literário por meio da obra “Morte e Vida Severina” para incentivar o hábito de leitura na escola. Tal objetivo, baseado no método de Rildo Cosson (2006) visou proporcionar atividades intertextualizadas aplicadas durante as aulas de Língua Portuguesa com o intuito de desenvolver a competência leitora e crítica dos educandos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Lins Vieira de Melo. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de abordagem qualitativa que utilizou a observação participante através de aulas expositivas-dialogadas e diário de campo. As análises partiram do método hipotético dedutivo em diálogo com as concepções e teorias dos estudiosos da área como Rildo Cosson (2006), Tzvetan Todorov (2010), Antonio Candido (2004), Paulo Freire (2007) dentre outros que subsidiaram as ideias e debates presentes neste trabalho. Os resultados obtidos ratificam que as estratégias de leitura da sequência expandida sugerida por Cosson (2006) geram envolvimento, interação e receptividade entre os educandos, uma vez que respondiam às atividades com empolgação e demonstravam interesse e compreensão da mensagem passada por meio da obra. Além disso, o método ativa a memória estabelecendo relações entre o conhecimento que carrega e seu meio social, fazendo um diálogo com o texto e, posteriormente, sua compreensão. Portanto, conclui-se que a escola precisa criar ambientes de leitura favoráveis que permitam aplicar metodologias de ensino que estimulem no educando o prazer pela leitura.