Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social. Assim, faz-se necessário garantir, por meio de algumas ações pedagógicas, espaços de aprendizagens, que desenvolvam práticas leitoras cativantes e mediadas. Nesse sentido, a abordagem deste relato de experiência é realizar uma reflexão dos procedimentos metodológicos e dos resultados adquiridos durante atuação do PIBID numa escola da rede pública de ensino, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do ensino médio e, sobretudo, apresentar uma possibilidade de como trabalhar o teatro em sala de aula. Como aporte teórico, citamos os estudos de Spolin (2006), Colomer (2007), PCNs (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. Colaboramos com a formação e mediação de um Clube da Leitura, que objetivou promover encontros de leitura literária valendo-se dos procedimentos de Jogos Teatrais e Improvisação como motivação para as leituras propostas, em especial com a obra Romeu & Julieta, de William Shakespeare. Tal vivência evidenciou resultados bastante satisfatórios, tais como o envolvimento e participação assídua dos (as) educandos (as) nas atividades literárias e teatrais, como também na socialização da obra lida por meio da realização de um Espetáculo Literário e uma melhoria nos índices de proficiência de leitura. Finalmente, vimos que ao privilegiar os Jogos Tetrais em contexto escolar possibilitou aos educandos aprender a “teatrar” além de serem despertados pelo prazer da leitura.