Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

JOGOS TEATRAIS COMO ESTÍMULO A LEITURA LITERÁRIA: RELATO DAS VIVÊNCIAS DO PIBID COM A OBRA ROMEU & JULIETA

Palavra-chaves: CLUBE DA LEITURA, JOGOS TEATRAIS, VIVÊNCIA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT-06: DRAMATURGIA/TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25993
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 664
    "titulo" => "JOGOS TEATRAIS COMO ESTÍMULO A LEITURA LITERÁRIA: RELATO DAS VIVÊNCIAS DO PIBID COM A OBRA ROMEU & JULIETA"
    "resumo" => "Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social. Assim, faz-se necessário garantir, por meio de algumas ações pedagógicas, espaços de aprendizagens, que desenvolvam práticas leitoras cativantes e mediadas.  Nesse sentido, a abordagem deste relato de experiência é realizar uma reflexão dos procedimentos metodológicos e dos resultados adquiridos durante atuação do PIBID numa escola da rede pública de ensino, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do ensino médio e, sobretudo, apresentar uma possibilidade de como trabalhar o teatro em sala de aula. Como aporte teórico, citamos os estudos de Spolin (2006), Colomer (2007), PCNs (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. Colaboramos com a formação e mediação de um Clube da Leitura, que objetivou promover encontros de leitura literária valendo-se dos procedimentos de Jogos Teatrais e Improvisação como motivação para as leituras propostas, em especial com a obra Romeu & Julieta, de William Shakespeare. Tal vivência evidenciou resultados bastante satisfatórios, tais como o envolvimento e participação assídua dos (as) educandos (as) nas atividades literárias e teatrais, como também na socialização da obra lida por meio da realização de um Espetáculo Literário e uma melhoria nos índices de proficiência de leitura. Finalmente, vimos que ao privilegiar os Jogos Tetrais em contexto escolar possibilitou aos educandos aprender a “teatrar” além de serem despertados pelo prazer da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: DRAMATURGIA/TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS"
    "palavra_chave" => "CLUBE DA LEITURA, JOGOS TEATRAIS, VIVÊNCIA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA6_ID664_25072016114823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARIA ALMEIDA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "viviane_almeidarocha@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-CDSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25993
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 664
    "titulo" => "JOGOS TEATRAIS COMO ESTÍMULO A LEITURA LITERÁRIA: RELATO DAS VIVÊNCIAS DO PIBID COM A OBRA ROMEU & JULIETA"
    "resumo" => "Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social. Assim, faz-se necessário garantir, por meio de algumas ações pedagógicas, espaços de aprendizagens, que desenvolvam práticas leitoras cativantes e mediadas.  Nesse sentido, a abordagem deste relato de experiência é realizar uma reflexão dos procedimentos metodológicos e dos resultados adquiridos durante atuação do PIBID numa escola da rede pública de ensino, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do ensino médio e, sobretudo, apresentar uma possibilidade de como trabalhar o teatro em sala de aula. Como aporte teórico, citamos os estudos de Spolin (2006), Colomer (2007), PCNs (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. Colaboramos com a formação e mediação de um Clube da Leitura, que objetivou promover encontros de leitura literária valendo-se dos procedimentos de Jogos Teatrais e Improvisação como motivação para as leituras propostas, em especial com a obra Romeu & Julieta, de William Shakespeare. Tal vivência evidenciou resultados bastante satisfatórios, tais como o envolvimento e participação assídua dos (as) educandos (as) nas atividades literárias e teatrais, como também na socialização da obra lida por meio da realização de um Espetáculo Literário e uma melhoria nos índices de proficiência de leitura. Finalmente, vimos que ao privilegiar os Jogos Tetrais em contexto escolar possibilitou aos educandos aprender a “teatrar” além de serem despertados pelo prazer da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: DRAMATURGIA/TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS"
    "palavra_chave" => "CLUBE DA LEITURA, JOGOS TEATRAIS, VIVÊNCIA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA6_ID664_25072016114823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARIA ALMEIDA ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "viviane_almeidarocha@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-CDSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social. Assim, faz-se necessário garantir, por meio de algumas ações pedagógicas, espaços de aprendizagens, que desenvolvam práticas leitoras cativantes e mediadas. Nesse sentido, a abordagem deste relato de experiência é realizar uma reflexão dos procedimentos metodológicos e dos resultados adquiridos durante atuação do PIBID numa escola da rede pública de ensino, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do ensino médio e, sobretudo, apresentar uma possibilidade de como trabalhar o teatro em sala de aula. Como aporte teórico, citamos os estudos de Spolin (2006), Colomer (2007), PCNs (2006), Pinheiro (2007), dentre outros. Colaboramos com a formação e mediação de um Clube da Leitura, que objetivou promover encontros de leitura literária valendo-se dos procedimentos de Jogos Teatrais e Improvisação como motivação para as leituras propostas, em especial com a obra Romeu & Julieta, de William Shakespeare. Tal vivência evidenciou resultados bastante satisfatórios, tais como o envolvimento e participação assídua dos (as) educandos (as) nas atividades literárias e teatrais, como também na socialização da obra lida por meio da realização de um Espetáculo Literário e uma melhoria nos índices de proficiência de leitura. Finalmente, vimos que ao privilegiar os Jogos Tetrais em contexto escolar possibilitou aos educandos aprender a “teatrar” além de serem despertados pelo prazer da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.