A IDENTIDADE FEMININA NO CONTO “ENTRE A ESPADA E A ROSA”: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25848 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 948 "titulo" => "A IDENTIDADE FEMININA NO CONTO “ENTRE A ESPADA E A ROSA”: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O texto literário é um manancial de sentidos. Tendo em si reflexos do ser humano em sua escala subjetiva e/ou social, possibilita constantes diálogos com o homem de ontem e o de agora. Por isso, tem papel humanizador e, se utilizado em uma prática significativa, pode ser estimulante para o estudo da língua e, sobretudo, para a reflexão de temáticas caras à sociedade contemporânea, como as relações de gênero. Nessa perspectiva, discutir o papel da mulher e a valorização de seus espaços é pertinente no contexto atual. Para tanto, as escolas devem oportunizar tal discussão e o texto literário pode ser precioso nesse sentido, não como pretexto, mas como elemento motivador pela qualidade e pelos sentidos que possa suscitar. Tomando como base reflexões propostas por Colomer (2009), Bordini e Aguiar (1993) e Rouxel (2013), este artigo apresenta uma proposta de trabalho para o 9º ano do ensino fundamental II, objetivando a reflexão acerca do empoderamento feminino problematizado no texto literário. Trata-se de uma atividade de leitura sobre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, em diálogo com contos fada clássicos. Como metodologia, foi escolhida a sequência didática básica (técnica de oficina), baseada nos estudos do letramento literário de Rildo Cosson (2007). Espera-se, com essa atividade, suscitar na sala de aula a percepção do aluno sobre a inversão do perfil feminino típico dos contos de fada, a partir dos elementos metafóricos presentes na narrativa e o debate sobre as relações entre a ficção e a realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA" "palavra_chave" => "IDENTIDADE FEMININA, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA15_ID948_25072016211507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE APARECIDA DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "JULIANE DIAS" "autor_email" => "jullye.dias@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS - CAJAZEIRAS/PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25848 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 948 "titulo" => "A IDENTIDADE FEMININA NO CONTO “ENTRE A ESPADA E A ROSA”: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O texto literário é um manancial de sentidos. Tendo em si reflexos do ser humano em sua escala subjetiva e/ou social, possibilita constantes diálogos com o homem de ontem e o de agora. Por isso, tem papel humanizador e, se utilizado em uma prática significativa, pode ser estimulante para o estudo da língua e, sobretudo, para a reflexão de temáticas caras à sociedade contemporânea, como as relações de gênero. Nessa perspectiva, discutir o papel da mulher e a valorização de seus espaços é pertinente no contexto atual. Para tanto, as escolas devem oportunizar tal discussão e o texto literário pode ser precioso nesse sentido, não como pretexto, mas como elemento motivador pela qualidade e pelos sentidos que possa suscitar. Tomando como base reflexões propostas por Colomer (2009), Bordini e Aguiar (1993) e Rouxel (2013), este artigo apresenta uma proposta de trabalho para o 9º ano do ensino fundamental II, objetivando a reflexão acerca do empoderamento feminino problematizado no texto literário. Trata-se de uma atividade de leitura sobre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, em diálogo com contos fada clássicos. Como metodologia, foi escolhida a sequência didática básica (técnica de oficina), baseada nos estudos do letramento literário de Rildo Cosson (2007). Espera-se, com essa atividade, suscitar na sala de aula a percepção do aluno sobre a inversão do perfil feminino típico dos contos de fada, a partir dos elementos metafóricos presentes na narrativa e o debate sobre as relações entre a ficção e a realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA" "palavra_chave" => "IDENTIDADE FEMININA, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA15_ID948_25072016211507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE APARECIDA DA SILVA DIAS" "autor_nome_curto" => "JULIANE DIAS" "autor_email" => "jullye.dias@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS - CAJAZEIRAS/PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }